Por que terrorismo?

Entender as motivações de ações terroristas matarem pessoas inocentes, sem engajamento algum é um desafio que nos ajudaria a compreender melhor a imperfeita raça humana. Assistir ao filme “Atentado ao Hotel Taj Mahal”, de Anthony Maras, é um passo nesse sentido.

https://jornalorebate.com.br/19-08/atentado-ao-hotel-taj-mahal.jpg

Não é que a obra traga respostas, mas ela, ao enfocar a ação, em 2008, de um grupo islâmico, que resultou em 12 ataques na Índia com um saldo de 144 mortos e 300 feridos, traz elementos de reflexão, principalmente pela frieza cirúrgica como essas mortes ocorreram, na estação de trem, em bares e num luxuoso, em Mumbai

O centro do filme é justamente o Hotel Taj Mahal, em que estrangeiros nunca poderiam esperar um ato terrorista. Graças à ação de um grupo de funcionários, que mostraram toda sua valentia, a tragédia não foi ainda maior. Nesse sentido, é curioso observar como alguns hóspedes manifestam seu preconceito contra garçons ou gerentes locais, não confiando neles.

A cena principal nesse sentido é a do eficiente ator Dev Patel, inesquecível por “Quem ser quer um milionário?”, explicando a um assustada senhora o que significa o seu turbante e como está pronto inclusive a retirá-lo se isso for essencial para manter a calma entre um grupo ameaçado de morrer a qualquer momento.

O filme como um todo mantém o clima de suspense e se torna importante para mostrar, como, em momentos de crise, é necessário ter sangue frio e, ao mesmo tempo, espírito decisório, para enfrentar situações inesperadas, que fogem ao planejamento. É o caso do terrorismo, algo que pode ser previsto e prevenido em alguns momentos, mas cuja força destruidora nos envergonha de sermos humanos.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
33203876

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS