O ser humano é bom?

O ser humano é bom e a sociedade o corrompe? Ou o homem é o lobo do homem? Essas duas concepções da existência, representadas, grosso modo, pelas visões filosóficas, respectivamente de Rousseau e de Thomas Hobbes, podem ser o mote para penetrar nas camadas do filme argentino “O anjo”.

Dirigido com admirável ritmo por Luis Ortega, apresenta a história verifica de um criminoso argentino célebre por seus mais de 40 roubos e mais de dez assassinatos. O mais marcante é que desenvolveu essas ações sem remorsos, com profissionalismo e tranquilidade, com precisão cirúrgica.

Sua derrocada está mais associada aos parceiros com os quais foi se relacionando, principalmente com um deles, interpretado por Chino Darín, filho do consagrado ator Ricardo Darín, numa relação homoerótica nunca bem definida. O fato é que o protagonista, Lorenzo Ferro, consegue transmitir ao protagonista um tom angelical que parece tornar impossível ver naquela inocência tamanha violência.

Tendo como um dos produtores Pedro Almodóvar, o filme tem em comum com o cineasta espanhol o clima dos anos 1970, na música, nas roupas e nas cores, e um erotismo mais latente do que explícito, além de contar uma história com constantes reviravoltas. E a pergunta permanece: somos nós, humanos, bons ou ruins em nossa essência primordial?


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
33754434

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS