1-Amizade é um investimento humano com ações na bolsa de valores do coração. Quanto mais amigos conquistarmos, maior é a nossa cotação no conceito da sociedade.
2-Amigos com ideais do bem-fazer nos levam por veredas tranquilas, rumo à boa-venturança. Amigos com ideais do malfazer nos desviam por veredas tortuosas, rumo ás desventuras. Esteja, pois, sempre com os primeiros!
3-Mantenha sempre duas portas abertas para os amigos: uma porta de entrada para os bons; uma porta de saída para os maus.
4-Não se importe de ter amizade com pessoas de pouco estudo. Atenha-se a outras qualidades. Quem sabe a mente voltada para o bem, dois braços acolhedores, um coração magnânimo...?
5-Quando, entre amigos, ao falar de um amigo que perdeu, meça bem as suas palavras. Se o que você falar for injusto perderá também os que o ouvem.
6-Quando há disputa por dinheiro e poder, entre você e seus amigos, é nessa hora que você conhece o verdadeiro caráter de cada um!
7-Reflexões:
-
Solidão tem cura: conquiste um amigo!
-
Inveja: vírus que contamina a mais sólida amizade.
-
A verdade é um Panteão onde reina absoluta a amizade.
-
Pai que é o melhor amigo do filho será o melhor avô do mundo!
-
Apaga-se a chama da amizade quando começa o vento da intolerância.
8-Jamais desagrade um ente familiar para agradar um amigo. Tenha em mente que os amigos vivem com você, e os familiares vivem por você!
9-Ao abrir polêmica com amigos, e sentir os nervos em alta-voltagem, controle a tensão e evite ofender. Lançar palavras de alta-amperagem pode gerar um incontrolável curto-circuito...
10-Ao negociar com certos amigos seja perspicaz. Analise-os e não invista sem o selo irrompível da confiança. Cuidado, ou eles ficam com os lucros e você com os prejuízos...
11-Ao pensar naqueles que são amigos de todos, e não são seus amigos, não os prejulgue. De repente não há nada errado com eles, e sim com você...
12-No nosso dia a dia vivemos cercados por um universo de amigos, alguns verdadeiros e leais, outros falsos e desleais. É necessário, vez por outra, fazermos uma garimpagem na bateia da qualidade afim de selecionarmos os diamantes entre os seixos.
Inácio Dantas
Do livro “Construindo Laços de Amizade”
www.amazon.com.br