A Medida do Amor

Há muito tempo o homem causa inúmeros conflitos em nome da fé e confrontos entre grupos ditos religiosos que abalam o mundo. Em pleno século XXI, a situação ainda se apresenta e a intolerância religiosa, como se a humanidade ainda estive numa fase de experimentação espiritual, segue causando problemas aparentemente intransponíveis nos relacionamentos humanos. São inúmeras as mortes, pessoas feridas e todo tipo de sofrimento material e psíquico.

https://jornalorebate.com.br/19-05/religiao_topo.jpg

Essa postura – não raro recíproca –, embora praticada em nome da fé, infelizmente, revela apenas impulsos morais frágeis e primários, bem como a consequente falta de espiritualização do homem.

O antídoto para essa – e qualquer - violência está em compreender que Deus – que é único e signo da justiça e da bondade – é para todos e que a humanidade, que habita e compartilha o mesmo planeta, progride.

Se queremos paz devemos buscá-la e segui-la, pois que a divina lei universal favorece todas as criaturas, o bem e a felicidade. O amor – a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo – além de resumir toda lei e os profetas, revela a verdadeira religião, pois tem o mesmo valor na terra e nos mundos superiores ao sintetizar tudo o que queremos.

Quem ama respeita, protege, perdoa. Enfim, quem ama reconhece que este planeta é uma grande escola e procura refrear seus impulsos ainda primários, sobrepondo seu senso moral.

É tempo de entender que no caminho do bem viver precisamos ter claro que o mundo passa momentos de profundas mudanças e que, apesar das aparências, está em plena depuração moral, pois o homem está aprendendo a amar.

Se a medida do amor é amar sem medida (Vitor Hugo), bem-aventurados os que são brandos porque possuirão Terra e bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus (Mateus 5:4-9).

Paulo Eduardo de Barros Fonseca é vice-presidente da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS