Sobre a “cura gay”

Todos aqueles que defendem a chamada “cura gay”, ou que desejam discutir o tema, deveriam assistir ao filme “Boy Erased: uma verdade anulada”. Dirigido por Joel Edgerton e com atuação convincente de Russell Crowe e digna de premiação de Nicole Kidman, traz ao foco uma história verídica que precisa ser mais e melhor conhecida.

https://jornalorebate.com.br/19-05/boy-erased-7-750x380.jpg

O eixo dramático é Garrard, interpretado por Lucas Hedges, um jovem de 19 anos que vive em uma pequena cidade do Estado de Arkansas. O pai, pastor, e a mãe, dona de casa, ficam chocados quando o rapaz revela ser homossexual. Aconselhado pelos membros mais velhos da comunidade, o pai decide pela internação em uma clínica.

E assim somos imersos nas ações terapêuticas que oferecem a "cura" da homossexualidade. E elas passam por diversas camadas: a postura física, o levantamento de antecedentes familiares, o mergulho em si mesmo na busca de “desvios” e práticas grupais em que cada “paciente” é levado ao limite de suas forças.

O tom frio e distante do filme contribui muito para que não se caia no melodrama, o que prejudicaria o resultado final. O que se tem é a visão de dentro do processo de um jovem que teve forças para relatar o que viveu. Acima de tudo, a obra alerta que não se trata de “aceitar” ou “conviver” com os gays. Trata-se simplesmente de entender que seres humanos são diferentes em muitas coisas, inclusive nas preferências sexuais. Por que isso pode ser tão difícil para muitos?

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
32921987

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS