Absurdos do poder

Uma simples ação pode gerar reações inimagináveis, principalmente porque raramente pode ser isolada de um conjunto de outros fatores. O mais impressionante é que fatos aparentemente distantes podem muitas vezes se encontrar nas mais variadas situações. Essas correlações se fazem muito presentes em ‘Birdshot’.

https://jornalorebate.com.br/18-11/birdshot.jpg

Selecionado como representante ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2018, o filme filipino, dirigido e escrito por Mikhail Red e Rae Red, conta a história de uma adolescente que mata com um tiro de espingarda a ave nacional do país, protegida por lei.

Em paralelo, um grupo de camponeses em litígio com o governo desaparece. As duas histórias, desconexas num primeiro momento, acabam por se encontrar na delegacia local da polícia, incumbida de investigar esses dois fatos. Há, porém, diferenças, pois existe interesse em desvendar o caso da ave, mas não o dos trabalhadores.

A onda de violência se multiplica em uma proporção inesperada. No caso da ave, o importante é identificar um culpado, ou um bode expiatório, a qualquer custo. Na questão política, colocar a sujeira embaixo do tapete torna-se prioridade nacional. Essa equação não poderia resultar em coisa boa. E, de fato, o desfecho trágico denuncia como a falta de diálogo resulta sempre em sofrimento, principalmente para os menos favorecidos social e economicamente.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS