Nem chega a ser informação com o sentido crítico, a reportagem-notícia em questão publicada pelo portal UOL que pertence ao igualmente burguês jornal Folha de S. Paulo dando conta de que no historicamente colonialista país europeu Portugal vicejam opressões como discriminação e xenofobia.
Em outras palavras, a reportagem em questão se trata de uma constatação noticiosa afeta a um país europeu que um dia funcionou como espécie de império em colonizados países de Língua Portuguesa como o Brasil e outros na África; ainda que nessa época da História a Coroa Imperial Portuguesa fosse uma devedora semicolônia do então mais imperialista dos países imperialistas a Inglaterra.
Não por outra razão, um dos grandes problemas atuais na Europa é a questão dos imigrantes, em meio a qual erigem as opressões discriminatórias como as do racismo e da xenofobia. Assim, definindo conceitos: Racismo é a opressão e a dominação baseadas na diferenciação antropológica como cor da pele de uma classe social e ou povo sobre outro. Já discriminação erroneamente chamada de “étnico-racial” é o fato social comum existente em uma sociedade dividida em classes sociais (capitalista & racista) e que se agrava quando tal sociedade ou região continental chega ao estágio histórico superior capitalista. Ou seja, chega ao imperialismo.
Na notícia-constatação em questão somente a opressão discriminatória da xenofobia ficou bem explicada. Afinal, conforme afirmei anteriormente trata-se de uma reportagem publicada em um portal pertencente a um igualmente jornal burguês. Abaixo o imperialismo e toda qualquer forma de exploração, opressão e dominação! Pela revolução permanente mundial rumo às sociedades sem fronteiras nacionais xenófobas, sem divisões em classes sociais e comum para todos e todas! Isto é, obviamente sem a figura doestado funcionando enquanto comitê central dos negócios do interesse da burguesia!
*militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna no PSOL, Esquerda Marxista (EM) – é jornalista.