Discriminação e xenofobia são opressões próprias de países colonialistas como Portugal

Nem chega a ser informação com o sentido crítico, a reportagem-notícia em questão publicada pelo portal UOL que pertence ao igualmente burguês jornal Folha de S. Paulo dando conta de que no historicamente colonialista país europeu Portugal vicejam opressões como discriminação e xenofobia.

https://jornalorebate.com.br/18-09/protestol.jpg

Em outras palavras, a reportagem em questão se trata de uma constatação noticiosa afeta a um país europeu que um dia funcionou como espécie de império em colonizados países de Língua Portuguesa como o Brasil e outros na África; ainda que nessa época da História a Coroa Imperial Portuguesa fosse uma devedora semicolônia do então mais imperialista dos países imperialistas a Inglaterra.

Não por outra razão, um dos grandes problemas atuais na Europa é a questão dos imigrantes, em meio a qual erigem as opressões discriminatórias como as do racismo e da xenofobia. Assim, definindo conceitos: Racismo é a opressão e a dominação baseadas na diferenciação antropológica como cor da pele de uma classe social e ou povo sobre outro. Já discriminação erroneamente chamada de “étnico-racial” é o fato social comum existente em uma sociedade dividida em classes sociais (capitalista & racista) e que se agrava quando tal sociedade ou região continental chega ao estágio histórico superior capitalista. Ou seja, chega ao imperialismo.        

Na notícia-constatação em questão somente a opressão discriminatória da xenofobia ficou bem explicada. Afinal, conforme afirmei anteriormente trata-se de uma reportagem publicada em um portal pertencente a um igualmente jornal burguês. Abaixo o imperialismo e toda qualquer forma de exploração, opressão e dominação! Pela revolução permanente mundial rumo às sociedades sem fronteiras nacionais xenófobas, sem divisões em classes sociais e comum para todos e todas! Isto é, obviamente sem a figura doestado funcionando enquanto comitê central dos negócios do interesse da burguesia!      

*militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna no PSOL, Esquerda Marxista (EM) – é jornalista.                        

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS