Estreou nos cinemas de diversas capitais brasileiras o filme: “Auto de Resistência” que exibe de forma denunciatória, depois de dois anos e meio de gravações, mortes/crimes/assassinatos praticados no Rio de Janeiro por policiais notadamente policiais militares (PMs) cuja corporação tem que ser extinta!
O filme também aborda as histórias das vítimas e de seus familiares na busca/luta por aquilo que é chamado de “Justiça”. No trailer do longa-metragem & documentário, aparece a imagem da vereadora carioca & espécie de mártir nessa causa de denunciar tais mortes, Marielle Franco (PSOL).
Infelizmente e de forma inconsciente pois não cuidou da segurança de sua vida, a vereadora-mártir Marielle Franco, de 38 anos (27/07/1979 a 14/03/2018) acabou executada/assassinada a tiros juntamente com o motorista dela, Anderson Gomes, este de 39 anos.
Essas execuções foram defendidas pela instituição de âmbito nacional Associação de Juízes para a Democracia (AJD) que tivessem uma investigação independente. O que não ocorreu consequentemente gerando um engodo. Ou seja, até agora, não se chegou aos verdadeiros mandantes e executores das execuções.
*militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna do PSOL, Esquerda Marxista (EM) – é jornalista.