Entenda por que os chineses hesitam em ajudar idosos nas ruas

http://www.jornalorebate.com.br/430/idosa.gif

Os idosos que moram na cidade de Harbin, na China, estão carregando crachás no pescoço para que eles possam ser ajudados em caso de queda na rua ou emergência médica.

Histórias de idosos falastrões que enganam bons samaritanos que tentam ajudá-los são muito comuns na China e, como resultado, mesmo as pessoas bem intencionadas podem se negar a ajudar quando se trata de idosos. No ano passado houve um caso trágico de um homem que se matou depois de ser injustamente acusado de derrubar um homem idoso que ele tinha tentado ajudar. A polícia o absolveu dois dias depois de seu suicídio.

Os cartões têm as palavras “Please Help Me Up” (Me ajude a levantar, por favor) escrito na frente, ao lado de uma foto, dados pessoais, informações de contato de parentes e uma declaração da pessoa idosa. A idéia é que as pessoas sintam-se mais relaxadas do ponto de vista legal, já que serão absolvidas da responsabilidade pelo acidente e, portanto, mais encorajadas a ajudar os idosos.

Em 2013, o levantamento “China Youth Daily” apontou que 80% das 130 mil pessoas entrevistadas hesitariam em ajudar uma pessoa idosa por medo de repercussões legais.

Isso é muito problemático aqui na China. As pessoas não ajudam as outras com medo. Existem vários casos que a pessoa cai na rua, a outra vai ajudar e chama polícia, ambulância, etc. Só que quando essa pessoa que supostamente caiu ou desmaiou volta a si, ela diz que o causador do acidente foi a pessoa que o ajudou. Assim o causador tem que pagar indenização e outros custos para se livrar do processo.

Isto é muito comum com estrangeiros pois eles não sabem se defender desses falastrões e, por ser de outro país, como cultura sempre tem o bom senso de ajudar. 

Esperemos que a nova medida seja um pequeno passo para a construção de confiança e uma sociedade em que as boas ações não sejam deturpadas.

Rodrigo Luis é empresário e reside em Shenzhen, na China, desde 2005. O sócio-diretor da Winpoint é fluente em mandarim e detalha nesta coluna tudo o que envolve a vida de um brasileiro na China.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS