Monsanto Papers: a guerra do gigante contra a ciência

maxresdefault (9)
Para salvar o glifosato, um agrotóxico cancerígeno a empresa enfrenta o Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer

Financiamentos ameaçados, cientistas denegridos, assédio judiciário… Seriam muitas as manobras de desestabilização da entidade, segundo documentos revelados na edição desta sexta-feira (2/6) do jornal vespertino francês Le Mondebatizados de “Monsanto Papers“.
Em entrevista à publicação, Christopher Wild, diretor do Circ, diz que eles já foram atacados e já sofreram campanhas para denegri-los, “mas, desta vez, somos alvo de uma campanha orquestrada, de uma amplitude e de uma duração inéditas”.
“Há dois anos uma artilharia visa a instituição que ele dirige: a credibilidade e a integridade do seu trabalho são desafiadas, seus experts denegridos, assediados por advogados, seus financiamentos fragilizados”, diz a reportagem.
Encarregada há cerca de meio século, sob o auspício da Organização Mundial da Saúde (OMS), de fazer um inventário das substâncias cancerígenas, a agência começa a vacilar sob os ataques.
As hostilidades começaram em uma data bem precisa: 20 de março de 2015. Nessa data, o Circ anunciou as conclusões da sua “monografia 112”, que deixou o mundo todo boquiaberto. Ao contrário da maioria das agências regulamentares, o Circ julga o glifosato como genotóxico –ou seja, que danifica o DNA -, cancerígeno para os animais e provavelmente para os homens. A substância é o pesticida mais usado do planeta, principal composto do Roundup, o produto carro-chefe da Monsanto.
“É também o leviatã da indústria agroquímica. Utilizado há mais de 40 anos, o glifosato entra na composição de nada menos que 750 produtos comercializados por uma centena de empresas em mais de 130 países”, escreve o Le Monde.

Junk science
Entre 1974, ano em que entrou no mercado, e 2014, seu uso passou de 3.200 toneladas para 825 mil toneladas – um aumento espetacular devido à adoção maciça de sementes geneticamente modificadas para tolerar a substância, do tipo “Roundup ready”.
Quando o estudo foi publicado, a Monsanto o qualifica de “junk science” (ciência do lixo): uma “seleção parcial” de “dados limitados”, estabelecida em função de “motivações escusas”, levando a uma decisão tomada após apenas “algumas horas de discussão durante uma semana”.
“Nunca antes uma empresa havia posto em cheque, em termos tão crus, a integridade de uma agência sob responsabilidade da ONU. A ofensiva foi lançada”, explica o Le Monde.
Mas os documentos revelados desde o início do ano pela Justiça norte-americana, durante processo contra a Monsanto, revelam correspondências internas, que mostram que a empresa tinha conhecimento desde 1999 do caráter mutante do glifosato e que encomendou um estudo para convencer as agências regulatórias da idoneidade do agente.

Na RFI (Rádio França Internacional)


 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS