Mensagem conhecida
(Os Mensageiros)
Com praticamente sete filmes, os Irmãos Pang (Oxide Pang Chun e Danny Pang) conquistaram o público oriental e ocidental. Poucos se lembram de Bangkok Dangerous (1999), que está sendo refilmado pelos dois. Mais conhecidos são Visões, Visões 2 e Assombração. Embora corretos na direção, os Pang não inovaram. Visões 1 e 2 valem-se de todos os ingredientes do terror oriental: fantasmas onipresentes mas invisíveis, moças de cabelos lisos e longos cobrindo parte do rosto, criaturas rastejantes que deslizam em escadarias ou correm de um lado para outro.
Salva-se, do conjunto da obra, Assombração (Gwai Wik, no original, e Re-cycle, em países de língua inglesa — Hong-Kong — 2006), terror épico que se inscreve entre um dos maiores do gênero. Nele, os diretores trataram de fantasmas sociais e culturais criados na China pela invasão ocidental.
Dado o sucesso de público, os dois cineastas foram convidados para dirigir um filme nos Estados Unidos. Sob os auspícios de Sam Raimi, principalmente, eles tomam um roteiro de Mark Wheaton, baseado em estória de Todd Farmer, e filmam o breve Os Mensageiros (The Messengers, EUA/Canadá, 2007). Nele, os Pang rendem-se aos caprichos norte-americanos, fazendo um filme repleto de clichês, um deles a prestação de homenagens.
Talvez para assegurar público, Os Mensageiros enclausura novamente os espíritos num reduto e nos seus arredores. Volta-se à figura da casa mal-assombrada, representada por uma sede de fazenda típica dos Estados Unidos. Depois de um acidente de automóvel causado pela filha adolescente que afetou seu pequeno irmão, a família Solomon abandona Chicago e vai viver na zona rural de Dakota do Norte.
O chefe da família, Roy Solomon (Dylan McDermott), recebe uma proposta de vender sua fazenda, mas a rejeita. Pouco demora, no tempo do filme, para que sua filha adolescente, Jessica Solomon (Kristen Stewart), comece a ver fantasmas. Apenas seu irmão de três anos, que perdeu a fala no acidente de carro, partilha com sua irmã, a visão dos espíritos torturados que puxam o pé de Jess para as profundezas, mas nada pode relatar a seu favor. Outro estereótipo norte-americano é o porão, com a emersão de esgoto pelas frestas do assoalho.
Uma grande ameaça para a plantação de Roy são os corvos. É então que o estranho Burwell Rollins (John Corbett) entra em cena para afastar as aves famintas e agourentas. Estamos, aqui, novamente diante de um clichê (o estranho solitário e misterioso) e de alusões. O corvo é ave símbolo do terror. Ela está presente no famoso poema de Edgar Allan Poe, que tem seu nome como título, e no célebre filme Os Pássaros (que deveria ser traduzido para o português como As Aves), de Alfred Hitchcock.
A figura de Rollins, o pacato estranho que é aceito pela família Solomon como empregado e protetor, sofre uma transformação que nos lembra, de longe, o papel de Jack Nicholson em O Iluminado, de Stanley Kubrick. Para completar, a música minimalista de Joseph LoDuca, com sua percussão e as cordas em crescendo, a anunciar as aparições. Mesmo neste contexto de terror norte-americano, os Pang conseguem introduzir as sombras que se deslocam como raio e as criaturinhas rastejantes.
De positiva, a interpretação de Kristen Stewart, de Ben Solomon (Evan Turner/Theodore Turner) e dos corvos.
- Edgar Vianna de Andrade
- Arthur Soffiati