PEÇO ESPAÇO PARA EXPRESSAR O "OUTRO LADO"

Segundo o dicionário Houaiss, terrorismo é o "emprego sistemático da violência para fins políticos, especialmente a prática de atentados e destruições por grupos cujo objetivo é a desorganização da sociedade existente e a tomada do poder". A utilização desse termo para designar, erronea e maliciosamente, os grupos de resistência à ditadura militar foi uma idéia dos serviços de guerra psicológica das Forças Armadas e, hoje, é característica dos partidários da extrema-direita.

Como companheiro de lutas de Carlos Lamarca, a quem nunca poupei das críticas de que o julguei merecedor, protesto contra o uso inadequado dessa terminologia (na matéria "Comissão de Anistia declara Lamarca coronel do Exército", de 14/06/2007) no caso de um revolucionário que jamais quis provocar o caos, mas sim engajar as massas na luta contra o grupo militar que usurpou o poder em 1964 e, ele sim, mantinha o País sob terrorismo de estado, praticando todo tipo de atrocidades e violações dos direitos humanos dos brasileiros.
 
Lamarca jamais poderá ser equiparado aos narodniks do século 19 que atentavam contra o czar e seus ministros com bombas e tiros, nem aos Bin Ladens atuais. Se a Folha pretende qualificá-lo como "terrorista", deveria também referir-se aos militares da ditadura como "carrascos", "déspotas", "genocidas" ou "tiranos".

 


 

Companheiros e amigos,

como já fiz em outros casos, escrevi à Folha de S. Paulo protestando contra o tratamento ("terrorista") dado ao Lamarca numa notícia publicada na edição de hoje: www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1406200722.htm

Peço sua ajuda: por favor, passem-me os links de jornais e revistas que incidirem no mesmo erro, referindo-se de forma tendenciosa aos grupos e pessoas que pegaram em armas contra a ditadura militar.

Não vamos mais admitir que, em veículos importantes da grande imprensa, fique sem resposta a utilização da terminologia mentirosa da extrema-direita!

Um forte abraço a todos!

Celso

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS