Lei 10.639 se tornou um desserviço à luta anti-racista, diz MNS.

A Lei 10.639/2003 que instituiu o ensino de história, cultura e luta dos negros - no continente africano e paises da diáspora como o Brasil - nos currículos das escolas públicas e particulares do primeiro e segundo graus é aplicada inadequadamente, sendo um desserviço à luta anti-racista. A conclusão é do Movimento Negro Socialista (MNS) afirma o coordenador geral José Carlos Miranda. De acordo com ele, a Lei atende uma histórica reivindicação da totalidade dos movimentos negros brasileiros; entretanto – denuncia Miranda - os cursos de capacitação dos professores tem sido ministrados somente pelos graduados profissionais de educação que integram a vertente dos movimentos que defende as chamadas leis raciais. 

Segundo o coordenador geral do MNS, a aplicação inadequada é consequência do ditatorial pensamento único reinante entre militantes do Movimento Negro (MN) que defendem as aprovações pelo Congresso Nacional de outras duas das chamadas leis raciais, o projeto de lei (PL) 73/99 apelidado de cotas universitárias para negros e indígenas e o PL 3198/2000 erroneamente denominado Estatuto da Igualdade Racial (IER). Para Miranda, a luta pela adequação da Lei 10.639 irá fortalecer a Frente Única (FU) que une o MNS a artistas, sindicalistas e intelectuais como o histórico militante anti-racista do MN e membro da Comissão de Negros e Assuntos Antidiscriminatórios (CONAD) da OAB-SP, o advogado José Roberto Ferreira Militão.
Reivindicado: Lei 10.639 democrática, laica e plural e Escolas e Universidades Públicas, Gratuitas e de Qualidade, para Todos e Todas! 
Para o advogado, ao entrar em vigor a Lei 10.639 cumpriu dois princípios indispensáveis a qualquer legislação de políticas públicas. Primeiro, a oportunidade representada pela histórica reivindicação da totalidade do MN. Segundo, a necessidade face à realidade da opressão racista que é praticada no dia-a-dia sobre os negros e negras. Entretanto - esclarece Militão - a Lei descumpre outros três princípios, primeiro a falta de adequação cultural-didática-pedagógica enquanto legislação educacional. Em segundo lugar – prossegue – não respeita a proporcionalidade representada pela diversidade de pensamentos e, por fim, não garante a igualdade de tratamento e de oportunidade aos graduados profissionais de educação contrários às leis raciais.
Por principio de independência somos contrários à participação em organismos, secretarias e ou comissões institucionais (governamentais ou não) que desenvolvam projetos políticos (mal-disfarçados de ‘técnicos’) que sejam financiados por instituições de caráter público ou privado, principalmente estando a serviço das leis raciais; enfatizam o advogado e o coordenador do MNS. Por conseguinte, exigimos que os cursos de capacitação de professores concernentes à Lei 10639/2003 sejam de imediato adequados à realidade do estado brasileiro que é democrático, laico e plural; enfatizam José Roberto Ferreira Militão e José Carlos Miranda.  Por sinal – concluem – em relação à Educação propugnamos Escolas e Universidades Públicas, Gratuitas e de Qualidade, para Todos e Todas!


*jornalista, coordenador de Organização e Formação Política do MNS.                   

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS