Em 2008 e 2009, são pelo menos três editais. O primeiro é de maio de 2008, demandando a qualificação, seleção e contratação de agências de publicidade e propaganda, em atendimento aos órgãos da Administração Pública Direta do governo de MG. O valor previsto no edital seria de R$ 70 milhões, com mais R$ 15 milhões condicionados a liberações de recursos federais.
Já os outros dois são de novembro deste ano. E o montante chega a ser assombroso: R$ 102.500.000,00 no primeiro, R$ 113.358.315,51 no segundo.
Se somarmos os valores cheios do três editais, chegamos à bagatela de quase R$ 301 milhões.
Só a título de comparação, o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais relacionava, até essa segunda, 21 de dezembro, um total de 255 obras concluídas em 2009. O total dos contratos dessas obras, juntamente com os aditivos, soma R$ 223.735.568,35 (ou pouco mais de 74%) daqueles três contratos de publicidade.
E só a título de exercício de memória, no dia 9 de janeiro de 2009 o governo de Minas anunciou que os programas sociais teriam destaque neste ano, sobretudo o Travessia, com investimentos em saneamento, saúde, educação, renda, gestão social e intervenções urbanas em comunidades de baixo IDH, e o Poupança Jovem, uma poupança de R$ 3 mil a alunos do ensino médio de áreas de alto risco social.
Último cálculo rápido: os R$ 301 milhões em publicidade também poderiam render mais de 100 mil benefícios do Poupança Jovem.
Heitor Diniz
Jornalista
Belo Horizonte/MG
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