Sindicato cobra ação do governo e adverte para insegurança na eleição

O Sindicato dos Jornalistas do Rio, em nota pública, cobra do governo do Estado do Rio de Janeiro ação imediata e firme contra a truculência de traficantes que obrigaram profissionais de três jornais a apagar as fotos da visita do senador Marcelo Crivella (PRB), candidato a prefeito, à Vila Cruzeiro. Segundo a nota, o governador Sérgio Cabral precisa reestruturar suas ações contra milícias, traficantes e policiais corruptos. "Sem isso, o processo eleitoral no Rio de Janeiro será o reflexo de uma democracia pela metade, com zonas de exclusão. Liberdade exige governo e Justiça atuantes no cumprimento da lei." Segue abaixo a íntegra da nota.

DEMOCRACIA PELA METADE

A tentativa do tráfico de impedir o trabalho da imprensa na Vila Cruzeiro no último sábado, dia 26, exige uma resposta firme e imediata do governo do Estado do Rio de Janeiro. Os bandidos obrigaram profissionais do Jornal do Brasil, O Dia e O Globo a apagar as fotos da visita do senador Marcelo Crivella (PRB), candidato a prefeito, à comunidade. "No mundo do crime", segundo um dos bandidos, armado com fuzil, "não se pode sair fotografando".
 
O episódio mereceria o repúdio da sociedade em qualquer local onde ocorresse, mas na Vila Cruzeiro se enche de simbolismo para denunciar a incapacidade do poder público de libertar as favelas da tirania do narcotráfico e incluir suas populações na vida democrática do País. Há seis anos, na mesma favela, traficantes torturaram e mataram Tim Lopes porque ele ousara gravar imagens da realidade da favela sem autorização do poder criminoso. A ação do tráfico seis anos depois revela a falência de uma política de segurança que faz discursos, dá muitos tiros, mas continua longe de cumprir sua obrigação básica. A Vila Cruzeiro continua como antes, assim como todas as comunidades seqüestradas pelo crime, que vivem à espera de uma ação de resgate pelo Estado, inteligente e eficaz.
 
Em vez da sonhada ação de resgate, o que se viu nesses seis anos de incompetência da política de segurança foi o ingresso crescente de agentes do próprio estado nos grupos organizados, as milícias urbanas, mais nova e temida ameaça à liberdade de imprensa e ao direito de ir e vir no Rio de Janeiro. Em maio último, uma equipe de O Dia foi torturada na favela do Batan, em Realengo, durante uma reportagem sobre milícias. Sob o pretexto de livrarem as comunidades do tráfico, esses grupos, geralmente formados por policiais, bombeiros e agentes penitenciários, extorquem, torturam e matam. Uma máfia que ganhou terreno a ponto de eleger deputados e se infiltrar nos mais elevados postos do poder. As prisões do ex-chefe de polícia Álvaro Lins, do deputado Natalino Guimarães (DEM) e seu irmão, o vereador Jerominho (PMDB), sinalizam aonde corremos o risco de chegar se os poderes da democracia brasileira, inclusive a Justiça, não agirem com pressa e vigor.
 
O governador Sérgio Cabral condenou a ousadia dos bandidos da Vila Cruzeiro, afirmando que "o direito de ir e vir de candidatos e da imprensa é sagrado". O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio concorda, mas entende que o governo do Estado, mais que se indignar, precisa reestruturar suas ações contra milícias, traficantes e policiais corruptos. Sem isso, o processo eleitoral no Rio de Janeiro será o reflexo de uma democracia pela metade, com zonas de exclusão. Liberdade exige governo e Justiça atuantes no cumprimento da lei.
 
www.jornalistas.org.br
 
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS