DOIS PARTIDOS E UMA REVOLUÇÃO

Nada mais representativo das contradições e disputas num processo revolucionário do que a posição diferenciada de dois partidos aliados sobre um mesmo fato político. Reparem abaixo, em notícias extraídas da mesma fonte, a coerência de duas organizações partidárias venezuelanas.

O PSUV, coerente na sua função de base principal de sustentação política de Hugo Chávez; o PCV, coerente com sua prática de unidade e luta, marcando sua independência e sua gênese internacionalista e proletária.

E ainda queriam alguns que o processo revolucionário na Venezuela tivesse um partido único, ao invés de uma frente única! PSUV saúda visita de Uribe: 

Caracas – O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) saúda o encontro dos presidentes Hugo Chávez e Álvaro Uribe, que acontece nesta sexta-feira.

Rodrigo Cabezas, da direção nacional do partido, disse que a ocasião será muito propícia para identificar pontos de consenso na integração dos dois países. As relações bilaterais entre Colômbia e Venezuela estão afetadas desde o último 1° de março, quando militares colombianos atacaram território equatoriano, matando mais de 20 pessoas, entre elas Raúl Reyes, um dos principais dirigentes das FARC. Venezuela considerou este fato como uma violação aos princípios da soberania de um país irmão e mobilizou tropas na fronteira com a Colômbia, com receio de que se repetisse um ataque similar ao território nacional.  

PCV repudia visita de Uribe: 

Caracas – O Partido Comunista da Venezuela (PCV) participará de manifestação em repúdio à visita do presidente colombiano Álvaro Uribe, neste 11 de julho. O Secretário Geral, Oscar Figuera, disse que o partido entende que o Estado venezuelano deve ter relações com todos os países, mas expressa seu apoio aos que lutam contra a oligarquia colombiana. Por isso, o PCV vai participar da manifestação popular por ocasião da visita do representante da oligarquia colombiana e o do imperialismo norteamericano, para dizer a Uribe que o povo venezuelano não compartilha de sua política bélico-terrorista e narcotraficante. Do mesmo modo, expressou seu apoio ao protesto indígena no Departamento de Cuenca, pelos assassinatos cometidos pelo governo de Uribe, e o apoio aos trabalhadores colombianos, que tiveram 28 de seus dirigentes assassinados neste ano.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS