Antropólogo reflete sobre um novo modelo e as limitações do governo para alcançá-lo.
Ao contrário do que disse o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, a Amazônia não é uma "coleção de árvores". Estas existem nos hortos botânicos ou nos jardins de palácios. A Amazônia é um ecossistema, uma floresta composta de árvores e uma infinidade de outras espécies vivas — inclusive seres humanos, que lá estão há pelo menos quinze mil anos.
A Amazônia jamais foi um vazio humano antes da invasão européia; ao contrário, seu nadir demográfico foi alcançado após a invasão, com suas epidemias, seus massacres metódicos, seus descimentos forçados das populações nativas para fixação em missões e feitorias. E as populações indígenas encontraram, ao longo destes milênios de co-adaptação com o ecossistema amazônico (ou eco-sistemas - pois a Amazônia não é uma só, mas muitas), soluções de "sustentabilidade" infinitamente superiores aos processos truculentos e míopes de desmatamento com correntes, desfolhantes, motosserras e assim por diante.
A floresta amazônica sempre foi povoada, e nunca foi,
ou não é há mutos séculos, milênios talvez, "virgem" — a maioria das espécies
úteis da floresta proliferou diferencialmente em função das técnicas indígenas
de aproveitamento do território e de seus recursos. Mas do fato da floresta não
ser mais virgem não se segue que seja legítimo estuprá-la. Pois é exatamente
isso que se está fazendo.
A Amazônia está sim sofrendo um violento
processo de agressão — digo a Amazônia, não a tal coleção de árvores —; a
Amazônia inteira, suas populações tradicionais e suas miríades de espécies
vivas. Um novo modelo de desenvolvimento, como tem sido reiteradamente pregado
para o Brasil, , um que não seja a imitação simplória das receitas
norte-européias, precisa ser um modelo que ponha a floresta no centro da equação
— pois chegou-se a um momento da historia do planeta onde a vida é o valor em
crise — a vida humana e não-humana. Não é mais possível fazer politica sem levar
em consideração o quadro último em que toda politica real é feita, o quadro da
imanência terrestre.
Usei a palavra imanência deliberadamente aqui. O
ministro Mangabeira Unger falou em entrevista recente que o destino do homem é
ser "grande, divino; não é ser uma criança aprisionada em um paraíso verde"; e
que "todas as pessoas são espiritos que desejam transcender". Os índios
concordariam com o ministro que todas as pessoas são espíritos; talvez não
concordassem com a idéia de que só os seres humanos são pessoas, mas esse é um
outro problema. Com certeza, porém, não concordariam com a idéia de que todos os
espiritos ou pessoas "desejam transcender". Essa é uma afirmação que soaria aos
ouvidos indígenas inquietantemente parecida com aquela que eles vêm ouvindo com
tanta insistência durante os cinco séculos desde a chegada dos europeus — a
afirmação de que eles são crianças que precisam dobrar-se à mensagem divina da
transcendência para se tornarem seres humanos plenos, a saber, cristãos e bons
cidadãos (i.e. com muita fé e nenhuma terra). Estou falando da conversão e da
catequese forçadas, às quais se juntaram a sujeição econômica e politica dos
povos indígenas e uma história de etnocídio.
Os índios não estão
"aprisionados em um paraíso verde" como disse o ministro. A Amazônia não é um
paraíso; ao contrário, é uma laboriosa construção co-adaptativa, um sistema em
equilíbrio dinâmico onde entrararam a engenhosidade técnica humana (indígena) e
as infinitas engenhosidades naturais das espécies que ocupam a região. E os
índios não estão aprisionados lá.
A idéia de que as populações indígenas
precisam ser "liberadas", que Mangabeira Unger expôs em certo texto recente,
parece-me visceralmente equivocada. Os índios que sofrem de depressão, suicidio,
alcoolismo, como lamenta o ministro, são justamente os índios que não dispõem de
terras — os índios do MS por exemplo —, não os índios da Amazônia como os
Yanomami, povo forte e feliz, justamente por gozar de um território à medida de
suas necessidades vitais e espirituais. As áreas indígenas da Amazônia são as
áreas menos desmatadas, são elas que detêm a devastação nas fronteiras do país;
e elas são peça essencial no processo de regularização ou estabilização jurídica
da situação fundiária caótica que é a Amazônia, o paraíso da grilagem, da
pistolagem, do narcotráfico, do contrabando e do subsídio.
A Amazônia tem
hoje cerca de 20% de seu território desmatado — nas áreas indígenas, é menos de
1%. Em Rondônia, a situação é irreversivelmente catastrófica. Em Roraima, o que
temos são arrivistas vindos do Sul surfando na onda da ditadura (integrar para
não entregar), que sustentam um sistema politico local baseado na corrupção
generalizada e na exploração extensiva de áreas sem nenhuma incorporação
significativa de mão de obra. E ainda querem culpar os índios.
O general
Heleno levantou uma lebre inexistente, e se fez porta-voz dos interesses mais
retrógrados, civilizacionalmente falando, que hoje cobiçam a Amazônia. O
problema da Amazônia, ou do desenvolvimento da Amazônia, não é a falta de
idéias, como parece supor nosso ministro, sempre abundante em idéias, mas o
excesso de interesses — o conflito de interesses, nem todos interessantes para o
país. A posição do governador de Mato Grosso, que conjuga de maneira éticamente
miraculosa (o primeiro eufemismo deste texto) o papel de representante de um
Estado da federação, seu maior agente econômico e seu principal devastador
ecológico, é repugnante, sob todos os titulos.
Naturalmente, os índios
sofrem com vários problemas, muitos deles causados pela incúria dos órgaos e
agências de estado que deveriam fazer respeitar seus direitos constitucionais.
Mas também não se pode negar que os índios conhecem outras dificuldades de
adaptação às formas socioeconômicas (e espirituais) da sociedade nacional, não
porque lhes faltem oportunidades (ainda que estas lhes faltem, em muitos casos),
mas porque suas culturas e sociedades escolheram desde muito cedo na história um
caminho civilizacional radicalmente distinto do nosso — o que se poderia chamar
de uma via da imanência em lugar de uma via da transcendência.
As
culturas indígenas não estão fundadas no princípio de que a essência do ser
humano é o desejo e a necessidade. Seu modo de vida, seu "sistema" de vida, no
sentido mais radical possível, é outro. Os índios não rezam pelo sistema
econômico-religioso ocidental que consiste em tirar das pessoas o que elas têm e
fazê-las desejar o que não têm – sempre. Outro nome desse princípio é
"capitalismo", ou "desenvolvimento econômico". Esta é a velha história bíblica
da falta e da queda, da insaciabilidade infinita do desejo humano perante os
meios materiais finitos de satisfazê-los.
O desenvolvimento é sempre
suposto ser uma necessidade antropológica, exatamente porque ele supõe uma
antropologia da necessidade: a infinitude subjetiva do homem – seus desejos
insaciáveis – em insolúvel contradição com a finitude objetiva do ambiente – a
escassez dos recursos. Estamos no coração da economia teológica do Ocidente,
como tão bem mostrou Marshal Sahlins; na verdade, na origem de nossa religião do
"desenvolvimento". Mas essa concepção econômico-teológica da necessidade é, em
todos os sentidos, desnecessária. O que precisamos é de um conceito de
suficiência, não de necessidade.
Contra a teologia da necessidade, uma
pragmática da suficiência. Contra a aceleração do crescimento, a aceleração das
transferências de riqueza, ou circulação livre das diferenças; contra a teoria
economicista do desenvolvimento necessário, a cosmo-pragmática da ação
suficiente. Os índios são os senhores da imanência. Que transcendência temos
nós, os orgulhosos brasleiros, supostos representantes da Razão e da
Modernidade, a oferecer a eles, neste desanimador começo de século? É mais fácil
os índios nos libertarem que nós irmos libertar a eles. Pelo menos em
espirito.
(Envolverde/Instituto SocioAmbiental)