PCB: Transposição só se for para o benefício dos trabalhadores!

PCB SE MANIFESTA CONTRA MODELO DO GOVERNO FEDERAL PARA A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO

A proposta de transposição das águas do Rio São Francisco vem sendo debatida há muitos anos no Brasil. Recentemente, o anúncio, pelo governo federal, de um projeto para realizar esta obra vem levantando preocupações crescentes na sociedade brasileira.  

A idéia em si de realizar a transposição – respeitando-se um certo volume máximo de águas a serem transpostas, tecnicamente determinado - é   correta, pois aponta para um uso mais racional das águas, para a possibilidade de desenvolver mais intensamente aquela região, superando as agruras da Natureza e viabilizando um processo de reforma agrária e de um aumento significativo da produção de alimentos.

No entanto, a história recente do país nos mostra que, na maioria das vezes em que obras deste tipo foram realizadas no Nordeste, os maiores beneficiários foram sempre os grandes proprietários de terra. Os registros do antigo Departamento Nacional de Obras contra a Seca – DNOCS – comprovam esta afirmação.   Hoje, de acordo com o projeto apresentado, a grande maioria dos beneficiários seriam os latifundiários e agro-exportadores.

Mas o problema não é só este. O rio São Francisco vem sofrendo agressões de todo o tipo, que incluem a erosão das margens e a degradação do meio ambiente nas áreas circunvizinhas à sua nascente, a destruição das suas matas ciliares, a elevação dos níveis de poluição do rio – por conta do despejo de lixo urbano e de rejeitos diversos da produção ribeirinha –, tudo isso em patamares insuportáveis para a sua preservação.

Um projeto de transposição no rio São Francisco só pode ser aceito pela sociedade brasileira se for realizado em benefício da grande maioria da população sofrida do Nordeste, especialmente dos trabalhadores. Deve vir acompanhado de um plano de ocupação e uso racional da terra para distribuição, por meio de uma reforma agrária, em todo o espaço em que será operada a transposição, com a instalação de fazendas cooperativas e públicas, com produção voltada para o abastecimento interno.

Além disso, deve ser realizado um efetivo projeto de revitalização completa da bacia do São Francisco, com reflorestamento e obras de combate à erosão das margens e de prevenção e eliminação das fontes de poluição, um projeto a ser apresentado e discutido com toda a sociedade e implementado com a participação direta dos trabalhadores.

Comissão Política Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2007   

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS