Petrobras assina convênios com a Pemex

A Petrobras assinou ontem, 6 de agosto, na Cidade do México, dois convênios com a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex). Os convênios prevêem a realização de estudos conjuntos visando o desenvolvimento de processos de produção de óleos pesados em águas profundas e a produção de petróleo em reservatórios de carbonatos fraturados (tipo de estrutura onde se encontra o petróleo, no qual a Pemex tem tecnologia desenvolvida). O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, que integra a comitiva oficial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve ainda esta tarde encontro de trabalho com o diretor-geral da Pemex, Jesús Reyes Heroles, e executivos das duas companhias. 

Biocombustíveis

Pela manhã, o presidente Gabrielli participou da VII Reunião Plenária México–Brasil, organizada pelo Comce (Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior, Investimentos e Tecnologia). O evento foi aberto pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do México, Felipe Calderón, e estavam presentes ministros e empresários dos dois países. A Reunião Plenária tem como objetivo avaliar novas oportunidades comerciais, além de analisar os temas mais atuais e controvérsias na relação econômica bilateral, visando contribuir para o crescimento do comércio e dos investimentos entre os dois países.

Durante a reunião, Gabrielli fez uma apresentação sobre as estratégias da Petrobras na área de biocombustíveis. O presidente da companhia destacou a experiência brasileira na produção e exportação de etanol e o grande potencial de aumento da participação da América Latina neste mercado. Gabrielli citou dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) que indicam que a América Latina usa apenas 13,9% de sua área agricultável, contra 61,4% da Ásia, 55,6% da Europa e 48,6% da América do Norte. Além disso, acrescentou, a região possui grande disponibilidade de água e de mão-de-obra, fatores que tornariam competitiva a produção de etanol na América Latina.

A agenda do presidente da Petrobras no México incluiu ainda uma apresentação para investidores na Bolsa Mexicana de Valores, onde falou, hoje à tarde, sobre as perspectivas futuras da Petrobras e sobre o Plano de Negócios da Companhia até 2011, para analistas e investidores mexicanos. 

A Petrobras no México

A Petrobras lidera atualmente, no México, o consórcio PTD, que presta diversos serviços na Bacia de Burgos, no norte daquele país. O consórcio é formado pela Petrobras (45%), pela empresa japonesa Teikoku Oil (40%) e pela mexicana Diavaz (15%). A PTD mantém dois contratos com a Pemex Exploração e Produção para a prestação de serviços nos Campos produtores de gás de Cuervito e Fronterizo. Os contratos têm duração prevista de 15 anos e valores de aproximadamente US$ 260 milhões cada.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS