A Petrobras está em fase de estudo e negociação para adquirir uma área portuária em Ubu, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo. O investimento, já aprovado pela diretoria da companhia, vem atender a demanda crescente naquela região. O Estado do Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo em nível nacional.
De acordo com o projeto conceitual, o novo porto da Petrobras será semelhante ao Porto de Imbetiba, no município de Macaé, que possui três piers. Para o gerente geral da Unidade de Serviço de Transporte e Armazenamento (US-TA) da Bacia de Campos, Ricardo Albuquerque Araújo, este novo projeto busca atender às necessidades de apoio marítimo aos projetos da área do Espírito Santo e Bacia de Campos, decorrentes da expansão das atividades de exploração e produção de petróleo e gás da Petrobras.
“A ampliação nos trabalhos exige, naturalmente, um reforço logístico para que a demanda seja atendida sem custos elevados”, analisa o gerente ao ressaltar que este crescimento não significa que as operações do Porto de Imbetiba serão reduzidas.
Com 165 embarcações de apoio logístico às plataformas marítimas, a operação logística da US-TA no porto de Imbetiba compreende o transporte de convés (carga de equipamento, alimento, resíduos, etc); fluidos (água, fluidos especiais para exploração e produção de petróleo e óleo diesel); e granéis (produtos químicos em forma de grãos) um movimento que chega a contabilizar, aproximadamente, 230 mil toneladas por mês. As atracações podem chegar a 450 por mês.