A Petrobras e a empresa italiana Eni assinaram hoje, dia 27 de março, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias na produção de biocombustíveis. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, o diretor do Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o CEO da Eni, Paolo Scaroni, participaram da solenidade.
Com este memorando, a Petrobras e a Eni buscam o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção em larga escala de biocombustíves. Os estudos em conjunto incluem a seleção de matérias-primas para o refino e, ainda, a possibilidade de melhoria no refino de óleos pesados no Brasil.
A Petrobras, que desenvolveu a tecnologia para a produção de HBIO e criou rotas alternativas para a produção de biodiesel, e a Eni, responsável por um novo processo catalítico, o Eni Slurry Technology (EST), que converte para destilados resíduos pesados de refino, comprometem-se a:
· avaliar a possibilidade de formação de uma aliança estratégica em países com condições apropriadas para a produção de biocombustíveis e sua comercialização no mercado internacional;
· avaliar a aplicação da tecnologia EST no Brasil, numa parceria de maior alcance, envolvendo iniciativas na área de refino e transporte e, também, exploração e produção;
· identificar as áreas e o escopo de estudos técnicos e de viabilidade a serem desenvolvidos em uma possível parceria, e negociar acordos relevantes visando a implementação de projetos no Brasil e em outros países.
Será criado um grupo de trabalho com técnicos de ambas as empresas para supervisionar os estudos e identificar projetos a serem desenvolvidos em parceria. Os projetos selecionados serão submetidos posteriormente à aprovação das corporações.