Maxwell Vaz, da UN-BC, o prefeito Riverton Mussi e o diretor do Nupem, Francisco Esteves, assinam o termo de cooperação técnica
Foi assinado na tarde do dia 05 de julho, o Termo de Cooperação Técnica do Projeto Pólen entre a Petrobras, através da Unidade de Negócio da Bacia de Campos (UN-BC), UFRJ/Nupem e Prefeitura de Macaé. O documento passa a garantir os compromissos – que já vigoram na prática - de cada uma das partes envolvidas no processo. À UN-BC cabe dar apoio institucional e logístico e financiamento do projeto. Para a prefeitura a contribuição se dá por meio da liberação dos servidores (professores e técnicos de meio ambiente) para atuarem como gestores ambientais. Já o Nupem é o responsável pelo conhecimento técnico e treinamento dos profissionais envolvidos.
O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Riverton Mussi,o gerente de contrato do Projeto Pólen na UN-BC, Maxwell Vaz, e o diretor do Nupem, Francisco Esteves. Na ocasião, foi confirmado, pelo prefeito Riverton, a cessão de um espaço físico na Cidade Universitária de Macaé, para a sede do projeto no município. Segundo Maxwell Vaz, todos os prefeitos dos 13 municípios de abrangência da Bacia de Campos estão assinando o documento, valorizando a proposta de educação ambiental do Projeto Pólen.
Para o prefeito macaense, a parceria entre a Petrobras e o Nupem ajuda a capacitar os servidores que atuam na transformação da população através do ensino. “Conseguimos profissionais mais qualificados para desenvolver as atividades de multiplicadores do conhecimento ambiental”, acredita. O diretor do Nupem afirma que a assinatura do termo com a prefeitura de Macaé é um marco.”Estamos em um município que hoje é o epicentro de um desenvolvimento econômico do país,” justifica.
O Projeto Pólen iniciou suas atividades há pouco mais de um ano, com o objetivo de formar educadores que possam trabalhar na gestão ambiental dos 13 municípios de abrangência da Bacia de Campos.
Legenda da foto: Crédito:Petrobras