Trinta prestadores de serviço da Petrobras participaram, nesta terça-feira, 3 de agosto, de um treinamento de agentes de limpeza de costa atingida por óleo. O objetivo da ação foi passar informações teóricas e práticas relativas à preservação e proteção de recursos naturais.
No início dos trabalhos, os participantes aprenderam um pouco sobre os ambientes a serem protegidos – como mangue, restinga, costão rochoso, entre outros – os efeitos do óleo no meio ambiente e os métodos e ferramentas usados na limpeza da costa.
Em seguida, eles conheceram de perto os equipamentos que iriam utilizar e se deslocaram até a Praia Campista para efetuar a parte prática do treinamento. Para a simulação de óleo foi usada a pipoca sem tempero e os agentes limparam cerca de 600 metros de costa.
Plano Nacional de Contingência
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a secretária do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos estiveram na Petrobras recentemente. Foram recebidas pelo gerente executivo do SMS, Ricardo Azevedo, com quem avaliaram as lições extraídas do acidente com a plataforma Deepwater Horizon, da BP, no Golfo do México. Aspectos de logística, legislação e comunicação estiveram na pauta da reunião.
Um grupo de trabalho com a participação da Petrobras trabalha para consolidar o Plano Nacional de Contingência de Derramamento de Óleo, formar um gabinete de crise e regulamentar o uso de novas técnicas no combate a vazamentos, como queima de óleo e uso de dispersantes. A ministra anunciou que o Plano deve estar concluído em setembro para subir à sanção da Presidência da República. Ibama, Marinha, Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro e IBP também participam de sua elaboração.