PETROBRAS RECEBE MOÇÃO DA CÂMARA DE MACAÉ PELA ADESÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE PRIMEIRO EMPREGO

jornalorebateA Petrobras recebeu nesta terça-feira, dia 12 de junho, uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Macaé em virtude de sua participação e adesão ao Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do governo federal. A homenagem foi entregue ao gerente geral da Unidade de Negócio da Bacia de Campos (UN-BC), Carlos Eugenio Melro Silva da Resurreição, nas instalações da UN-BC na Imbetiba, pelas mãos do vereador Maxwell Vaz e do chefe de fiscalização do Ministério do Trabalho na subdelegacia de Cabo Frio (que abrange o município de Macaé), Augusto Eduardo Miranda Pinto. 

“A moção é um reconhecimento da Câmara e do Ministério pela adesão da Petrobras à contratação de aprendizes na cota máxima definida pela lei, que é de 15% do seu contingente de empregados”, disse Augusto Miranda. Ele explica que, ao optar pela cota máxima (a mínima é de 5%), a Petrobras, que é uma das maiores empresas instaladas na região, acaba servindo como estímulo para que as outras empresas que aderiram ao plano também ampliem suas cotas.

Na Bacia de Campos, a Petrobras participa do PNPE através do Programa Jovem Aprendiz, que atualmente beneficia 639 jovens entre 15 e 18 anos, moradores das cidades de Macaé, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana e São João Barra. A primeira turma começou suas atividades em junho de 2006 e, atualmente, está na segunda etapa do programa, referente à aprendizagem técnica do Senai, com capacitação na área administrativa, de informática e de manutenção. Além de atender a sua obrigação legal, a Petrobras transformou o programa em uma ação de responsabilidade social, ao definir como critério para seleção, jovens que morem em áreas de risco social.

Para o gerente geral da UN-BC, Carlos Eugenio, a moção vem reconhecer o trabalho de Responsbailidade Social e o compromisso da companhia com o país  “É um trabalho especial porque se trata de jovens adolescentes que estão sendo incluídos socialmente. Eles são capacitados para, em curto prazo, estar no mercado de trabalho contribuindo para o crescimento do país”, disse ao receber a moção.

“Além de homenagear a Petrobras, esta moção tem o papel de estimular a Companhia através do reconhecimento, a continuar sendo exemplo para outras empresas e para que estas, por sua vez, passem a ver a adesão ao programa não só como uma obrigação legal, mas como uma postura mais natural”, disse o vereador Maxwell Vaz. “E é neste caminho que os resultados apresentam mais qualidade”, completou.

A aprendizagem profissional é uma política pública de caráter permanente, definida dentro do PNPE, que reúne a qualificação e a inserção em uma única ação, com o objetivo de oferecer a qualificação sócio-profissional e a inserção de jovens entre 14 e 24 anos no mercado formal de trabalho. A Lei 10.097/2000, que foi regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, estabelece a obrigatoriedade de estabelecimentos de médio e grande porte, de contratarem esses jovens como aprendizes. A carga horária destes será dividida entre a empresa e uma instituição de qualificação que ministrará curso de aprendizagem.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS