Petrobras é, pela terceira vez, a empresa dos sonhos dos jovens

Pelo terceiro ano consecutivo, a Petrobras foi eleita “a empresa dos sonhos dos jovens”, em pesquisa realizada pelas consultorias Cia de Talentos e LabSSJ. A companhia ficou à frente das empresas Unilever, Cia Vale do Rio Doce, Natura, Nestlé, Microsoft, Google, Rede Globo, IBM do Brasil e Gerdau, nesta ordem, na preferência dos jovens brasileiros.

Desde 2005, quando encabeçou a lista pela primeira vez, a Petrobras quebrou uma seqüência de sete anos de vitórias de empresas multinacionais. Este ano, a companhia se destaca também por ser a única campeã três vezes consecutivas. Em 2007, a pesquisa, feita anualmente por e-mail, abordou os principais atributos que determinam a escolha de uma empresa para trabalhar, assim como as características do que é considerada “a empresa ideal”, além dos fatores que contribuem para a permanência dos jovens nas empresas.

Jovens em busca de sucesso e novos desafios

“Qual é a empresa dos seus sonhos e que motivos o levaram a escolhê-la?” foi a pergunta feita aos 16.164 homens e mulheres, acima dos 17 anos, universitários e recém-formados de todo o Brasil. A pesquisa deste ano demonstrou que a base de exigências e expectativas dos jovens é formada pela junção de fatores objetivos como desafios, oportunidades de crescimento, salário e infra-estrutura de trabalho com valores emocionais como qualidade de vida e responsabilidade sócio-ambiental, entre outras.

Os resultados mostram que 96% dos jovens valorizam a oportunidade de realizar projetos desafiadores e 91% apontaram a chance de conquistar novos cargos como um fator relevante de permanência nas empresas. Boa parte dos jovens (60%) também considera importante que as companhias possuam uma imagem de responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e incentivo à cultura e ao esporte. Quase metade dos recém-formados pesquisados (47%) destacou a importância de metas de trabalho que respeitem o perfil do profissional.

A maioria dos jovens que participaram da pesquisa tem entre 17 e 28 anos (77%), são estudantes de classe média alta, 58% com renda familiar entre R$1.200,00 e R$5.999,00; e 82% deles falam pelo menos uma segunda língua. Apenas 5% declararam nunca ter tido uma experiência profissional.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS