Petrobras apresenta Programa Jovem Aprendiz a empresariado campista

Representantes do empresariado campista reuniram-se nesta quinta-feira, dia 31, com a equipe de Responsabilidade Social da Petrobras na Bacia de Campos para a apresentação do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). O evento visou buscar parcerias entre os empresários daquela cidade para viabilizar a colocação dos atendidos pelo programa durante a fase de vivência profissional, em que os alunos deverão estagiar em profissões dos segmentos administrativo, de manutenção e de informática.

Durante a apresentação, o coordenador regional do PPJA, William de Oliveira, lembrou que, “apesar de atender às exigências de uma lei de Responsabilidade Fiscal, a metodologia de implantação do programa na Petrobras deu ao mesmo uma conotação social”. No primeiro ano de implantação – a ser completado em 12 de junho próximo – o PPJA registrou uma taxa de evasão entre os alunos equivalente a 0,45%, percentual significativamente inferior à previsão inicial de 5%. O sucesso, segundo avaliou William de Oliveira, deve-se, principalmente, ao trabalho realizado pelas ONGs durante a primeira fase do programa:

“O trabalho realizado por nossos parceiros Cefet Campos, Procefet , Fundação Cefet Campos, Senai, Viva Rio e 115º Escoteiros resultou numa mudança comportamental significativa de muitos dos jovens atendidos, muitos dos quais apresentavam atitudes de vida inadequadas. Na primeira fase, mostramos a esses jovens que para ser um grande profissional é preciso ser, antes de tudo, um cidadão ético e comprometido com o desenvolvimento do país”, afirmou.

O consultor jurídico da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos, Conrado Aguiar Barreto, destacou que “os jovens aprendizes estão no caminho correto, treinando e acertando”. Entusiasmado com as diretrizes do programa, Barreto aderiu prontamente à proposta apresentada, mostrando-se interessado em disponibilizar vagas para os aprendizes na concessionária de veículos que representa. O empresário lembrou que o atual gerente da concessionária ingressou nos quadros da empresa como estagiário. “Esse é o momento de vocês provarem capacidade profissional”, disse dirigindo-se aos jovens presentes.

Os alunos da área administrativa serão os primeiros a serem encaminhados para a vivência profissional, em julho próximo. A carga horária do estágio não deverá ser superior a quatro horas/dia, com duração até junho de 2008. O pagamento dos direitos trabalhistas continuará sob responsabilidade da Petrobras. Em seguida, serão encaminhados os alunos do segmento de manutenção e, por fim, os que estão se qualificando em informática.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS