Estudantes de química visitam laboratório da Petrobras

Curiosidade e entusiasmo. Foi com esta expectativa que 22 estudantes do curso técnico de Química do Colégio Castelo visitaram a Petrobras, na última quarta-feira (04). O destino do grupo foi o Laboratório de Fluidos, instalado na base da companhia no bairro de Imbetiba, em Macaé. Acompanhados pelos técnicos da empresa, os estudantes conheceram as atividades realizadas pelo laboratório, cujo trabalho é analisar e monitorar a qualidade do óleo, gás e água produzidos nos campos marítimos da Petrobras na Bacia de Campos. Os visitantes estão no último módulo do curso técnico e viram na visita ao laboratório uma oportunidade para vivenciar a profissão escolhida. “Eles sempre ficam ansiosos porque é o momento de conhecer equipamentos modernos, de ver como os técnicos trabalham. Para muitos, é a primeira vez em que têm contato direto com uma empresa que possui rígidos padrões de respeito ao meio ambiente e segurança”, explica o professor e coordenador do curso, Sérgio Mattos.
Para a estudante Lorena Satler, a visita só ajudou a ter certeza de que a escolha pela profissão foi bem feita. “Não vejo a hora de poder começar a trabalhar. Quero trabalhar na Petrobras, como meu pai. Faço planos de fazer engenharia química também”, conta a estudante que revelou surpresa diante do tamanho do laboratório, que atualmente ocupa um prédio de três andares na base da companhia.
Durante a tarde, os estudantes puderam conhecer os trabalhos que são realizados no laboratório. São mais de 267 tipos de ensaios com aferições químicas, fisioquímicas e microbiológicas. Eles também viram de perto os diferentes tipos de petróleo produzidos na Bacia de Campos, que variam de acordo com características como viscosidade, teor de água, peso, etc.
Houve ainda uma explanação sobre os equipamentos utilizados no processo de separação da água, óleo e gás que compõem o petróleo, feita pela técnica em química da Petrobras, Ibiana Drumond, que se formou na mesma instituição de ensino dos visitantes. “É um orgulho para nós recebê-los e servir de exemplo. Somos uma prova de que depois de formados eles não ficarão soltos no mercado. A nossa área é excelente, porque o mundo depende de Química e a Petrobras também não dá um passo sem ela”, avalia Ibiana.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS