Educação e Petrobras se preparam para formatura do Cetep que chega a 5740 formandos
Com três meses para o fim do prazo de cumprimento do convênio entre a
Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras, a Secretaria Municipal de
Educação por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional
(Cetep) inicia os preparativos para a entrega dos certificados
restantes que atingem os 5740 formandos estabelecidos no convênio do
Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do
Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar).
A quarta formatura do Cetep será realizada no dia 30 de setembro, às
19h, na Cidade Universitária. A presença do secretário municipal de
Habitação do Rio de Janeiro, deputado federal, Jorge Bittar (PT), do
prefeito Riverton Mussi e autoridades da Petrobras estão confirmadas.
De acordo com a secretária de educação e vice-prefeita, Marilena
Garcia, esse é um momento de grande orgulho.
"Acreditando que Macaé necessitava de sólidas parcerias com os governos municipal, estadual, federal e a Petrobrás para a construção de políticas públicas eficientes e sustentáveis, procurei o deputado Jorge Bittar em Brasília em maio de 2007. A partir daí começamos a construir o Prodesmar. Iniciamos o conceito de um novo modelo político, baseado numa relação de aliança entre poder público e privado. No dia 13 de julho de 2007 na sede da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), foi realizada a primeira reunião do Prodesmar”, lembrou Marilena Garcia.
- Em agosto de 2008 o Cetep começou a executar o convênio e agora a primeira missão está 100% cumprida. Estamos no processo de renovação deste convênio com a Petrobras. Essa etapa foi vencida, mas estamos prontos para muitas outras. Queremos novos desafios -, acrescenta Marilena Garcia.
O Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos prevê a implantação de 54 cursos em diversas áreas com o objetivo de profissionalizar as pessoas em setores não ligados ao petróleo, ampliando ainda mais o mercado regional. Hoje, o Cetep conta com mais de 10 pólos, e diversos parceiros empresariais e institucionais que contribuíram para o cumprimento da meta.
"Iniciamos com aulas apenas na sede, e, graças às parcerias conquistadas ao longo deste ano somado a força de trabalho do colegiado, expandimos nossas ações para diversos bairros da cidade, beneficiando muito mais pessoas. Hoje o Cetep é referência regional em qualificação, recebendo inscrições de pessoas dos diversos municípios vizinhos", observou a diretora presidente, Waleska Freire.
Segurança: Macaé foi incluída no Pronasci a partir do Prodesmar
Além dos convênios assinados, as reuniões do Prodesmar realizadas durante o ano de 2007 foram marcadas por duas conquistas: A incorporação de Macaé no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça e a luta para conseguir junto ao governo Federal a inclusão de Macaé no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O assessor do ministro da justiça, Zaqueu Tavares, anunciou que Macaé iria ser incorporado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em uma das reuniões do Prodesmar na sede da Petrobras em novembro de 2007. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o programa foi implementado nas 11 regiões metropolitanas brasileiras mais violentas, de acordo com dados dos ministérios da Justiça e da Saúde. Em virtude dos altos índices de violência do município e com a intervenção do deputado federal Jorge Bittar, Macaé foi inserida no Pronasci.
No dia 26 de novembro de 2007, três dias após o anúncio em Macaé, o prefeito Riverton Mussi assinou no escritório da Secretaria Nacional de Segurança Pública, no Centro do Rio de Janeiro, com o ministro da Justiça, Tarso Genro, o ingresso de Macaé no Pronasci, através do convênio de cooperação federativa.
Empregabilidade comprova qualidade: 60% dos alunos saem dos cursos empregados
Os resultados das formaturas dos alunos dos cursos de qualificação profissional são surpreendentes. Os casos de sucesso são muitos, como o de Hugo Cezar Mattos, que após terminar o segundo grau, se viu sem emprego e precisando de uma oportunidade. “Hoje faço parte do programa de trainee da Plame Saúde. Fiz os cursos de Assistente de contabilidade, auxiliar administrativo e Introdução à Gestão Ambiental. Ao terminar o de contabilidade, o professor me indicou à empresa e imediatamente comecei o estágio”, explicou.
Para a coordenadora administrativa do Cetep, Christiane da Silva Vieira, a procura diária no atendimento da secretaria da instituição se deve a qualidade dos cursos. "Todos os dias nosso balcão está cheio e as pessoas são unânimes em dizer que vale a pena fazer um curso do Cetep porque as empresas acreditam na nossa certificação", disse. A coordenadora pedagógica Renata Dumard também ressalta a preocupação do colegiado com a qualidade dos cursos. "Para nós o que importa é a qualidade por isso checamos as aulas, avaliamos os instrutores e os conteúdos das apostilas".
Fabiana de Lima Gabry, formada em Auxiliar de Laboratório se atualizou. “Sempre gostei da área de saúde e quando surgiu à oportunidade me inscrevi no curso. Trabalhava em Farmácia, mas queria mudar de emprego. Hoje trabalho num laboratório fazendo algo que gosto”, comentou ela, que também passou no concurso da prefeitura para atuar na Fundação Hospitalar de Macaé.