Uma nova oportunidade de vida para moradores de Macaé

http://www.jornalorebate.com/68/DSC04957.jpg

Programa Petrobras Fome Zero dá início ao projeto no Assentamento Celso Daniel

As famílias do Assentamento Celso Daniel, localizado no município de Macaé, iniciaram nesta segunda-feira, dia 14, o curso de capacitação do projeto Crescer e Avançar. O projeto foi um dos 76 vencedores na seleção pública do Programa Petrobras Fome Zero, feito em nível nacional e que constou de 4.760 inscritos.

http://www.jornalorebate.com/68/DSC04966.jpgO primeiro, da grade de nove cursos, foi o de Caprinocultura, ministrado pelo professor de Zootecnia, Everton da Silva Mattos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. De acordo com ele, a explanação do estudo será feita em uma semana, sendo 20% teórica e 80% prática. No plano, além de Caprinocultura, estão previstos cursos de: Carneiro, Gado de Leite, Piscicultura, Apicultura, Ervas Medicinais, Adubo Orgânico, Fruticultura e Cooperativismo. Ao final, os participantes receberão certificados.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Celso Daniel, José Ribamar Coelho Filho, o Gaúcho, ressalta que esse projeto é uma grande conquista para àquela população, que há quatro anos busca a chance de obter moradia e trabalho. Ali, 230 pessoas serão beneficiadas com o projeto.

http://www.jornalorebate.com/68/DSC04979.jpgWalter Alves Zanini da Silva, 54 anos, é um exemplo. Carpinteiro há 28 anos se aposentou e decidiu aderir ao movimento. Primeiro criava galinhas, mas com a qualificação espera investir na plantação e na criação de animais. Já, Marcela Medeiros, de 26 anos, sonha com o Turismo Rural. “Mas, antes vou aprender sobre os cuidados com caprinos e carneiros para, posteriormente, montar um mini zoológico. Acho que é essencial, pois iria fomentar o turismo na região, sem contar os pacotes que poderíamos fazer com escolas, por exemplo”, aposta.

Os cursos terão durabilidade de uma semana, mas vão acontecer periodicamente durante o ano todo. Os moradores do Assentamento participarão de todos os temas a fim de que possam optar pelo qual mais se identificam. “Caso aconteça de não preenchermos as vagas, vamos expandir para outros assentamentos”, anuncia Gaúcho que adianta ainda que o grupo se prepara para incorporar à grade o curso de Agroindústria.

Para a representante da Petrobras e secretária executiva do Comitê de Entidades no Combate à Fome (Coep/Macaé) – programa criado em 2005 no município –, Maria Inês Barbosa da Silva, o intuito do programa tem sido alcançado. “Estamos, pouco a pouco, conseguindo dar suporte a estas famílias, que estão tendo a chance de se capacitar e começar a produzir. É a chance de obterem uma nova oportunidade de vida”, observa.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS