O navio-plataforma deve chegar ao município nesta sexta-feira
O navio-plataforma FSO Cidade de Macaé deve chegar ao município de Macaé nesta sexta-feira, dia 27 de abril. A unidade marítima, que recebe e armazena petróleo, será ancorada a, aproximadamente, três quilômetros da Ilha de Sant’Anna e permanecerá até a sua interligação definitiva com a PRA-1 (plataforma de rebombeio), no Campo de Marlim Leste. A previsão é que ainda no início do mês de maio a plataforma siga para a locação permanente e comece a operar.
O FSO tem capacidade de separar o petróleo recebido das plataformas interligadas à PRA-1 e irá otimizar a movimentação de petróleo produzido nestas plataformas, armazenando e transferindo posteriormente para um aliviador com posicionamento dinâmico (DP) ou para uma das monobóias, que estão preparadas para operar com navios convencionais (sem DP). A unidade, de propriedade integral da empresa Modec, dispõe de um sistema de aquecimento da carga de petróleo para o caso de exportação.
Convertido a partir do navio ULCC Marine Pacific, o FSO tem capacidade de armazenamento de 2,1 milhões de barris (350 mil metros cúbicos) e de bombeio de 400 mil metros cúbicos dia, sendo 150 mil metros cúbicos por dia para navio aliviador.
PRA-1 – A Plataforma de Rebombeio Autônoma (PRA-1) vai recolher o petróleo de cinco plataformas flutuantes em águas profundas nos campos Roncador, Marlim Sul e Marlim Leste, e bombeá-lo para reservatórios em terra ou tanques de embarcações do sistema flutuante de armazenamento e distribuição fundeados nas imediações. A PRA-1 terá capacidade para receber e redistribuir 700 mil barris de óleo por dia.