Ato contra mortes em plataformas da Petrobrás

Familiares de vítimas farão passeata em Macaé para exigir providências contra acidentes de trabalho 

Parentes e amigos de petroleiros vítimas de acidentes de trabalho fizeram uma manifestação na  5ª feira (24/7), às 13h, em Macaé, contra a constante ocorrência de mortes e mutilações nas plataformas da Petrobrás na região. A passeata sairá da Praça Veríssimo de Melo, no Centro, em direção à sede da Petrobrás, no bairro de Ibitiba. Só este ano foram contabilizados em todo o país 11 falecimentos em alto mar, sendo que oito destes só no estado do Rio.  Desde 1998, foram mais de 150. A gota d´água que disparou a mobilização foi o falecimento do plataformista Adeilson dos Anjos de Jesus no início de junho. Em solidariedade, também participarão do ato dirigentes do Sindipetro-RJ. "Vamos pedir justiça e mais segurança nas plataformas, para que outros trabalhadores não passem pelo que meu primo passou e para que outras famílias não sofram o que estamos sofrendo", revolta-se Ilza Carla Rosário de Jesus, prima do rapaz de apenas 27 anos.

João Tancredo, advogado da família, explica que grande parte dos acidentes devem-se à precarização da segurança com o aumento do número de terceirizados nas plataformas. Ele defende que, enquanto a Petrobrás e as empresas terceirizadas não assumirem uma postura responsável, mais vidas serão perdidas.

O apoio do Sindipetro-RJ demonstra que, no momento em que os petroleiros das plataformas realizam uma greve pela defesa de seus direitos, a classe aproveita para refletir e denunciar a morte dos colegas de trabalho, pedindo que se coloque em primeiro lugar a saúde e segurança do trabalhador.

Jesus trabalhava na plataforma SS-49, na Bacia do Roncador, em Campos, e havia sido promovido recentemente. Porém encontrava-se em desvio de função como torrista quando, ao fazer uma manobra de equipamento a 28 metros de altura, teve o braço decepado. Devido à demora no socorro, perdeu muito sangue e veio a falecer, já no hospital.

Segundo Ilza, até hoje a Petrobrás não se manifestou sobre o assunto, com a justificativa de aguardar as investigações. A Transocean, empresa que terceirizava o serviço da vítima, pagou os custos do funeral e, à época, as passagens aéreas para parentes virem de Salvador.

Manifestação contra acidentes de trabalho nas plataformas de petróleo
Dia: 24/7
Hora: 13 horas
Local: Macaé – da Praça Veríssimo de Melo, Centro, até a sede da Petrobrás, em Ibitiba

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS