Artesãs do Programa Petrobras Mosaico fornecem brindes à Petrobras

Através de Cooperativa, esposas de pescadores de Figueira criam fonte de renda

 A semente da sustentabilidade plantada pelo Programa Petrobras Mosaico acaba de render novos frutos. Depois de participar do curso de artesanato com escamas de peixe e com fibras de taboa, as mulheres de pescadores de Figueira, distrito de Arraial do Cabo, acreditaram em seu potencial e fundaram a Coopeaf – Cooperativa das Artesãs e Mulheres de Pescadores de Figueira. A partir da Coopeaf elas se tornaram fornecedoras de brindes para a Petrobras e acabam de entregar sua primeira encomenda, alegria que dá novas perspectivas de trabalho para mulheres que antes eram donas-de-casa.

    “Nada fica igual à antes. Aumentou nossa auto-estima, ganhamos o poder de dizer sim ao que queremos. Antes éramos apenas donas-de-casa e, hoje, somos mulheres que sonham e que realizam”, descreve Cláudia Macedo Mattos, fundadora da Cooperativa, na comemoração da entrega da primeira encomenda realizada no último dia quatro. As artesãs produziram bolsas de taboa e forneceram à Petrobras para presentear as milhares de profissionais que compõem o quadro da companhia na região, no Dia Internacional da Mulher.
    Os cursos de artesanato para as mulheres dos pescadores é uma das ações realizadas pelo Programa Petrobras Mosaico, uma ação voluntária de Responsabilidade Sócio-Ambiental da Petrobras junto às comunidades pesqueiras. O curso de artesanato tem por objetivo dar subsídios para que os familiares dos pescadores tenham uma nova opção de geração de renda além da pesca que possa trazer melhorias na qualidade de vida. Desde 2004, quando o programa estava em sua fase piloto, os cursos já aconteceram em Macaé, Arraial do Cabo e em São Francisco de Itabapoana e, a partir deste ano, chegará aos outros municípios contemplados na fase de expansão do programa.
    Segundo Carolina Cloris, coordenadora técnica de campo do Programa Mosaico, em todas comunidades é possível ver o interesse e a alegria das mulheres em aprender o artesanato, mas em Figueiras as participantes se destacaram pela iniciativa de montar a cooperativa. “Ao montarem, sozinhas, a cooperativa, elas provaram que sabem andar com as próprias pernas e, agora, poderão vender seus trabalhos não só no Bazar Social que organizamos, mas a outros clientes, gerando uma nova fonte de renda, de fato”, disse Carolina.
     “Esse era o sonho da Cláudia e tínhamos que retribuir o esforço das nossas instrutoras que saem de tão longe para nos ensinar de forma voluntária. A gente se esforçou muito para conseguir fazer as bolsas, foi um trabalho de união”, comemorou a artesã Domaris Lima da Silva. Depois da primeira encomenda e dos últimos detalhes para a completa fundação da cooperativa, as mulheres de Figueiras já se preparam para atender aos novos pedidos. “Já temos encomenda de porta-pratos, descansos de panela e esteiras de praia”, conta Domaris.
     Criado em 2003, o Petrobras Mosaico tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável das comunidades de pesca artesanal na Bacia de Campos. Na fase piloto, foi implantado nos municípios de Arraial do Cabo, Macaé e São Francisco de Itabapoana. A partir de 2008, o Programa Petrobras Mosaico parte para a fase de expansão, na qual irá incluir 14 municípios da área de abrangência da Bacia de Campos. As principais atividades realizadas pelo Programa visam à gestão ambiental participativa, incentivo à melhoria dos processos de pesca, diversificação de fonte de renda, além de mutirão de documentação, seminários e cursos de qualificação para os pescadores.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS