Plataforma produz o primeiro petróleo extrapesado do Brasil

A Petrobras realizou, nesta terça-feira, a cerimônia de comemoração da produção do primeiro petróleo do FPSO Cidade de Rio das Ostras. Localizada no campo de Badejo, na Bacia de Campos (RJ), a primeira plataforma projetada para produzir petróleo extrapesado no país entrou em operação na tarde de ontem. "É uma missão da Petrobras transformar recursos em riquezas e, desde o início do projeto, a empresa mostrou mais uma vez seu poder de realização ao produzir o primeiro petróleo do reservatório de Siri. Por isso, considero hoje o primeiro dia do futuro", disse o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, durante a cerimônia.

http://www.jornalorebate.com.br/112/DSC_2524.JPGhttp://www.jornalorebate.com.br/112/DSC_2687.JPG

A unidade, instalada em local onde a profundidade do mar é de 95 metros e a 80 quilômetros da costa, será utilizada como projeto-piloto de produção do reservatório de Siri, localizado naquele campo. Do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo), essa plataforma produzirá até 15 mil barris de petróleo por dia (bpd). Terá capacidade para processar petróleo de 12,8 graus API (medida de densidade) em condições de reservatório – o que caracteriza esse petróleo como o mais pesado e mais viscoso produzido em campos marítimos no Brasil.

As informações obtidas durante a fase de testes serão utilizadas no projeto definitivo de desenvolvimento daquele reservatório, que prevê a perfuração de vários poços e a instalação, mais tarde, de uma nova plataforma. Mais que um novo sistema de produção, o FPSO Cidade de Rio das Ostras será um laboratório para o desenvolvimento de outros campos marítimos de óleo extrapesado, como Marlim Leste, Albacora Leste, Papa-Terra e Maromba, todos na Bacia de Campos.

Afretada à empresa canadense-norueguesa Teekay-Petrojarl, a nova plataforma resulta da conversão de um navio petroleiro em FPSO. Além de poder produzir até 15 mil barris por dia, tem capacidade para estocar até 200 mil barris. Já a tecnologia utilizada no projeto foi desenvolvida através do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

A existência de petróleo no reservatório de Siri é conhecida desde 1975, mas, como os primeiros testes apresentaram vazão de petróleo muito baixa, a produção não era considerada economicamente viável. Novas tecnologias, porém, permitiram a produtividade do reservatório, como a construção de um poço com dois quilômetros de trecho horizontal e a instalação de uma bomba centrífuga submarina submersa (BCSS) de alta potência, que garantirá vazão elevada do petróleo produzido. Há também o desafio da separação da água e do gás produzidos, assim como o processamento desse tipo de petróleo, que exigirá uma temperatura elevada de operação (140º C).

Dados técnicos do FPSO Cidade de Rio das Ostras:
Capacidade de produção de petróleo: 15 mil barris por dia;
Capacidade de estocagem: 200 mil barris de óleo;
Comprimento total: 183m;
Largura: 32,2m;
Capacidade de alojamento: 60 pessoas;
Profundidade de mar de 95m;
Número de poços: 2.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS