PETROBRAS BATIZA PRIMEIRA PLATAFORMA MARÍTIMA PARA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EXTRAPESADO BRASILEIRO

http://www.jornalorebate.com.br/105/PETROJAR01.jpg

- FPSO será utilizada como projeto-piloto para produção de óleo extrapesado
- Plataforma produzirá 15 mil bpd por dia no campo de Badejo
- Unidade irá operar em lâmina d´água de 95 m

A Petrobras batizou hoje, dia 12, a primeira plataforma marítima projetada para produzir petróleo extrapesado no país: o FPSO Petrojarl Cidade de Rio das Ostras, que será instalado no campo de Badejo, na Bacia de Campos, (RJ), em lâmina d’água de 95m, a 80 quilômetros da costa.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que “o projeto descortinará cenários importantes para a produção de óleo extrapesado no mar, um desafio em todo o mundo. Além disto, fornecerá informações que permitirão a apropriação de reservas não provadas de petróleo extrapesado”.

Com capacidade para processar petróleo de 12,8 graus API (medida de densidade do American Petroleum Institute) e 300 cP (medida de viscosidade)  em condições de reservatório – o que caracteriza esse óleo como o mais pesado e mais viscoso a ser produzido em campos marítimos no Brasil –, a unidade será utilizada como projeto-piloto de produção do reservatório de Siri, localizado naquele campo. Do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo), essa plataforma produzirá até 15 mil barris de óleo por dia (bpd).

As informações obtidas durante a fase de testes serão utilizadas no projeto definitivo de desenvolvimento daquele reservatório, que prevê a perfuração de vários poços e a instalação, mais tarde, de uma nova plataforma. Mais que um novo sistema de produção, o FPSO Cidade de Rio das Ostras será um laboratório para o desenvolvimento de outros campos marítimos de óleo extrapesado, como Marlim Leste, Albacora Leste, Papa-Terra e Maromba, todos na Bacia de Campos.
http://www.jornalorebate.com.br/105/PETROJAR03.jpg
Os desafios tecnológicos do projeto são grandes. Entre eles, a construção de um poço com 2 quilômetros de trecho horizontal e a instalação de uma bomba centrífuga submarina submersa (BCSS) de alta potência, que garantirá vazão elevada do óleo produzido. Outros desafios serão a separação da água e do gás produzidos, assim como o processamento desse tipo de óleo, que exigirá uma temperatura elevadíssima de operação (140º C). 

Afretado à empresa canadense-norueguesa Teekay-Petrojarl, a nova plataforma resulta da conversão de um navio petroleiro em FPSO. Ela tem capacidade para produzir até 15 mil bpd e de estocar até 200 mil barris. A previsão é que a unidade entre em operação até o final do primeiro trimestre deste ano.

A existência de petróleo no reservatório de Siri foi confirmada desde 1975. Mas, como os primeiros testes apresentaram vazão de óleo muito baixa, a produção não era considerada economicamente viável. Graças à aplicação de novas tecnologias, entretanto, entre elas a perfuração do poço horizontal 9-BD-18HP (o maior desse tipo, no Brasil), a empresa comprovou a excelente produtividade do reservatório.

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthasar, agradeceu a escolha do nome do município para a plataforma. “Ficamos muito satisfeitos de a Petrobras, a maior empresa brasileira, associar o nome da nossa cidade a este navio”.

Dados técnicos do FPSO Petrojarl Cidade de Rio das Ostras:

http://www.jornalorebate.com.br/105/Mapa.jpg
Capacidade de produção de óleo: 15 mil barris por dia;
Capacidade de estocagem: 200 mil barris de óleo;
Comprimento total: 183 m;
Largura :    32,2 m;
Capacidade de alojamento: 60 pessoas;
Lâmina d’agua: 95m;
Número de poços: 2.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS