Projeto Truck Center prevê instalação de Ponto de Abastecimento (PA) para transporte rodoviário e terminal para caminhões, além de possível posto de serviço
A Petrobras Distribuidora assinou com a Porto do Açu Operações (empresa da Prumo Logística) um contrato de fornecimento de combustível para veículos e equipamentos, por meio da instalação e operação de um ponto de abastecimento (PA) no Complexo Portuário e Industrial do Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro. Também foi fechado um contrato de prestação de serviços de operação de um terminal de triagem de caminhões, ambos com duração de dez anos. Estes dois empreendimentos foram denominados de Projeto Truck Center.
A área destinada ao PA será de aproximadamente 5 mil m² e contará com estrutura de tanques para fornecimento de combustível a veículos e equipamentos, com venda para as empresas instaladas no complexo portuário. Já o terminal terá área inicial de 15 mil m², com 80 vagas para caminhões, prédio administrativo e área de conveniência, agregando serviços aos caminhoneiros. Essa estrutura fará a gestão da fila de caminhões para acesso ao complexo e aos terminais do Porto do Açu, gerando eficiência e segurança operacional aos usuários do Porto.
A Petrobras Distribuidora prevê a execução de investimentos no projeto, cujo Memorando de Entendimentos (MoU) Vinculante tinha sido assinado em outubro de 2017. Ele já contempla áreas de expansões ao longo do tempo, que serão feitas de acordo com o aumento da demanda de movimentação de veículos. Há ainda o aprofundamento de estudos para instalação de um posto de serviço com bandeira Petrobras, considerando também o atendimento a veículos leves e pesados que circulam no complexo.
"Para a Petrobras Distribuidora, estar presente num dos principais portos do Brasil só reforça o nosso posicionamento de rede e de ofertar soluções diferenciadas aos clientes do segmento industrial e de consumo. Vislumbramos, além do Projeto Truck Center, importantes sinergias com o Porto do Açu, que serão desenvolvidas no futuro”, comenta Gustavo Couto, diretor executivo de Mercado Consumidor da Petrobras Distribuidora.