Empresários da Inpex Corporation e da Teikoku Oil Company – duas companhias japonesas de petróleo – e funcionários da Petrobras Venezuela estiveram na Bacia de Campos, nesta terça-feira (30) para visitar a plataforma P-31, instalada no campo de Albacora, a 185 quilômetros da costa de Macaé.
A visita realizada a pedido da Petrobras Venezuela teve por objetivo estreitar o relacionamento entre a Petrobras e as companhias japonesas, que já são parceiras da companhia em alguns projetos na Venezuela, Equador e México, além do Brasil, no campo de Frade, onde a Inpex tem sociedade com a Petrobras e a Chevron.
Antes de embarcar rumo à plataforma, o grupo assistiu à apresentação institucional sobre a atuação da Petrobras na região. “Entre os principais desafios da Petrobras está a produção de petróleo em lâmina d’água superior a três mil metros, além da produção de óleo abaixo da camada de sal. Para isso, a Petrobras está desenvolvendo novas tecnologias no Cenpes, o Centro de Pesquisas da companhia”, lembrou o gerente de Comunicação e Segurança de Informações, Lincoln Weinhardt, durante a palestra. Os empresários também assistiram ao vídeo institucional que mostra os diferentes tipos de plataformas em operação na Bacia de Campos, dando destaque para as unidades do tipo FPSO, correspondente à plataforma visitada.
“Nosso interesse especial em conhecer o FPSO está no fato de termos a intenção de usar unidades deste tipo no projeto de Frade, que tem previsão para começar a produzir em 2009”, disse o diretor geral da Inpex, Kazuhisa Konoma. “Além disso, sabemos que a Petrobras é líder em tecnologia em águas profundas e temos grande interesse em conhecer as facilidades utilizadas nesta área”, completou.
Após conhecerem as instalações da P-31, que está em operação desde 1998, o grupo desembarcou no fim da tarde, seguindo para o Rio de Janeiro, onde terá reuniões com funcionários da Petrobras e conhecerão o Cenpes – Centro de Pesquisa da Petrobras – na quarta-feira.