Albacora: um campo de oportunidades

 Com o propósito de aumentar a produção de petróleo, a Petrobras, por meio da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) deu início ao projeto de Desenvolvimento Complementar do Campo de Albacora. 

O plano consiste em desenvolver novas áreas produtoras, melhorar a drenagem dos reservatórios e adequar as plataformas para receber a nova produção. Desta forma, estima-se que o acréscimo na produção compensará o declínio natural desse campo maduro e permitirá a manutenção da produção, por muitos anos, em patamares superiores a 100 mil barris diários de óleo.

De acordo com o coordenador do projeto, Jader Brito de Azevedo, a utilização de novas tecnologias será determinante para alcançar o resultado esperado. Uma delas é o sistema Raw Water Injection (RWI), que capta água do mar e faz a injeção no reservatório ao invés de captá-la na plataforma, como acontecia anteriormente.

O plano de ação conta ainda com a perfuração de 19 poços (sendo 10 produtores e 9 injetores de água) e instalação de um manifold de produção para auxiliar o escoamento do óleo em áreas mais distantes.

“Com a utilização da tecnologia do RWI, associada a outras que estão sendo desenvolvidas, a Petrobras terá condições de aumentar e prolongar a produtividade do Campo de Albacora, além de incorporar reservas”, reforça Azevedo ao informar que os investimentos para o Desenvolvimento Complementar de Albacora ultrapassam US$ 1,3 bilhão.

“A Bacia de Campos está numa fase importante de sua história, descobrindo novas oportunidades em campos antigos. Estas conquistas são possíveis, porque há um compromisso em buscar alternativas através de estudos e aplicação de novas tecnologias. Certamente, estes trabalhos se perpetuarão daqui para frente”, ressalta Azevedo.


Localizado a 110 quilômetros do farol de São Tomé, no município de Campos dos Goytacazes e a 170 quilômetros da costa de Macaé, o Campo de Albacora foi descoberto em 1984, mas começou a produzir três anos depois, em 1987. Considerado o primeiro campo gigante da Bacia de Campos está em uma área de 455 quilômetros quadrados e possui duas plataformas de produção: P-25, que está em lâmina d’água de 575 metros e a P-31, que está a 325 metros de lâmina d’água. A primeira plataforma do campo foi uma do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, estocagem e armazenamento) P.P. Moraes.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS