Petrobras e Williams assinam contrato de parceria tecnológica

Presidente da Petrobras, Graça Foster, e Claire Williams, chefe-adjunta da equipe de Fórmula 1, celebraram novo acordo nesta terça-feira, no Rio de Janeiro

A Petrobras e a equipe Williams estão novamente juntas na Fórmula 1. A presidente Maria das Graças Silva Foster e a chefe-adjunta da equipe e diretora comercial da Williams, Claire Williams, assinaram nesta terça-feira (18) na sede da companhia, no Rio de Janeiro, o novo contrato de parceria tecnológica. A Williams e a Petrobras têm uma história de colaboração tecnológica desde 1998, ano em que a equipe começou a usar o combustível da companhia. A parceria durou 11 anos. Entre 2009 e 2013, a Petrobras continuou ligada à categoria, através do patrocínio ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil e da transmissão da Fórmula 1 na TV Globo.

Para o novo contrato com a Williams, a colaboração técnica continuará e as duas partes trabalharão em conjunto com a Mercedes para desenvolver novos combustíveis e lubrificantes automobilísticos para uso pela equipe a partir da temporada 2015. Com a entrada em vigor da nova regulamentação para motores, que exige que as equipes utilizem combustíveis mais eficientes, a experiência da Petrobras irá garantir que a Williams esteja bem posicionada para atender às demandas de maior eficiência energética na competição. Este ano a Williams será representada pelo brasileiro Felipe Massa e pelo finlandês Valtteri Bottas.

Para a Petrobras, além do aspecto tecnológico, a Fórmula 1 também é uma oportunidade de trazer mais visibilidade global à marca e mostrar a qualidade e tecnologia dos seus produtos. A logo da companhia ficará posicionada na lateral do chassi do Williams FW36 e em todo o ambiente e vestuário da equipe. Desde 2009 a Petrobras é patrocinadora e dá nome ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, comemorou o retorno da companhia a uma equipe de Fórmula 1: “Estamos muito felizes em voltar para a principal competição automobilística do mundo. Durante os 11 anos em que a Williams esteve ao nosso lado tivemos avanços significativos no desenvolvimento de produtos, como a gasolina Podium. Participar dessa competição é um desafio enorme, pois nos obriga a estar cada vez mais preparados para os mais altos padrões de qualidade e eficiência que a categoria exige. Estamos muito empolgados para dar início a mais esse desafio”.

Frank Williams, fundador e dirigente da equipe Williams, também falou sobre o novo contrato. "A Petrobras e a Williams já tiveram uma parceria bem sucedida no passado, e estamos todos ansiosos para nos unir novamente em 2014. Eles são muito competentes em tecnologia e isso será importante para a equipe, visto que a nova regulamentação tornou a eficiência do combustível ainda mais importante. Eles também são uma companhia global muito ambiciosa e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto para promover seus objetivos de marketing."

Programa Petrobras Esporte Motor


O Programa Petrobras Esporte Motor foi criado para desenvolver e testar os produtos da companhia em condições extremas com o intuito de trazer benefícios aos consumidores. Desde 1996 a companhia é a única fornecedora de combustíveis e lubrificantes da Fórmula Truck e desde 1999 patrocina a Seletiva de Kart Petrobras. A companhia também patrocina o Baja SAE, competição que estimula o surgimento de novos profissionais brasileiros na área da tecnologia automotiva, e a Fórmula SAE, já tradicional no segmento universitário, que consiste na elaboração de projeto e na construção de um veículo de competição, utilizando motores de até 610 cilindradas. 

Em abril de 2012, a Petrobras se uniu à Mitsubishi Motors do Brasil e, desde então, patrocina a equipe Mitsubishi Petrobras, que disputa algumas das principais provas de rali do mundo. A Petrobras também apoia o Campeonato Moto 1000 GP, que tem como objetivos a formação, evolução e profissionalização de pilotos, bem como o desenvolvimento de lubrificantes para o segmento motos, e é a fornecedora oficial de combustível e lubrificantes da Copa Petrobras de Marcas, que traz de volta a disputa entre os modelos de fábrica de diversas montadoras.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS