Bloqueio ocorreu durante 35 minutos na manhã de hoje para lembrar que o massacre de Eldorado dos Carajás continua impune
Na manhã desta terça feira, o dia 17 de abril, cerca de 300 militantes do MST e organizações como a Consulta Popular, Conlutas, MAB, Uneafro, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Advogados de São Paulo, Sindicato dos Químicos de Osasco, entre outras que compõem o Comitê do Pinheirinho, trancaram nos dois sentidos a Rodovia Anhanguera na altura do Km 27, durante 35 minutos.
Foram realizadas atividades de diálogo com os motoristas, trabalhadores e transeuntes, com a presença da bloco carnavalesco Unidos da Lona Preta e a distribuição de alimentos orgânicos produzidos pelos assentamentos e acampamentos da reforma agrária.
Foram homenageados os mártires do Massacre de Eldorado dos Carajás em falas, canções e faixas, exigindo punição para os responsáveis.
A ação, que compõe a Jornada Nacional de Lutas, teve por objetivo denunciar a morosidade e falta de compromisso político para com a realização da reforma agrária no estado de São Paulo, tendo como maior exemplo a Comuna da Terra Irmã Albertta, onde as famílias permanecem acampadas há quase dez anos.
* Publicado originalmente no Brasil de Fato.