Foto: Acessa São Paulo / Divulgação
Com o crescimento da venda de aparelhos smartphone, a prefeitura de São Paulo resolveu instalar internet sem fio em 100 postos que já oferecem acesso gratuito a tecnologias da informação e comunicação. O objetivo do programa Acessa SP é promover acesso à internet a todas as classes e diminuir a desigualdade de informação.
A abrangência da rede wireless será entorno dos postos, que muitas vezes estão disponíveis em praças públicas ou próximos de locais de grande circulação, como estações de metrô.
Mas para acessar o sinal, o usuário te, de se cadastrar no programa do estado.
Dos 703 postos de tecnologias da informação e comunicação, 52 estão em fase de implantação do projeto, mas a expectativa é que sejam disponibilizadas outras 50 unidades ainda em 2012.
Os primeiros postos já estão em fase de teste, mas a expectativa é que já estejam liberados para a população no primeiro semestre. O posto mais avançado é o Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte de São Paulo.
De acordo com o projeto, nos próximos 10 anos, o Acessa SP deve ganhar 7,6 milhões de novos usuários mas, ao contrário do que se imagina, o perfil médio dos usuários não é um adolescente interessado em redes sociais.
Segundo pesquisa elaborada anualmente pelo programa, jovens entre 25 a 35 anos são os que contabilizam maior número, e utilizam a internet para procurar emprego e buscar conhecimento.
Os usuários que visitam os postos públicos têm acesso a conteúdo educacional e monitoria capacitada, formada por alunos da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo e, no interior, por profissionais a cargo das prefeituras. Nos dois casos os monitores passam por ciclo de capacitações.
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)