Após 26 anos uma candidata brasileira encabeça listas de aposta na Inglaterra. A última miss que havia conseguido esse feito foi Adriana Alves, em 84.
No dia 30 de outubro acontece a final do Miss Mundo, em Sanya, na China, que escolhe a mulher mais bonita do planeta. Enquanto isso, as apostas de quem vencerá o concurso correm soltas nas bolsas especializadas por todo o mundo, e a brasileira aparece entre as favoritas.
Apostar em quem leva o título de Miss Mundo é uma tradição desde o início do concurso, em 1951. Assim como nos esportes, premiações e outras competições, as pessoas apontam suas favoritas na sede de ganhar dinheiro. E para surpresa e alegria de nós, brasileiros, a nossa representante está muito bem cotada para levar o título para casa, segundo a organização do evento.
Nessa quinta-feira (7), na casa de aposta australiana Centrebet, a brasileira Kamilla Salgado estava em 3º lugar; já nas britânicas Bet 365 e Victor Chandler está em 2° e 1° respectivamente, e na irlandesa Boyle Sports, a candidata desponta também em 1º lugar, pagando 6 por 1.
A Miss Mundo Brasil e candidata a mulher mais bela do mundo é a paraense Kamilla Salgado, de 23 anos (1,72m de altura, 88cm de busto, 96cm de quadril, 61cm de cintura e pesa 57kg). Graduada em Administração de Empresas, está cursando pós em Gestão Empresarial na Fundação Getulio Vargas (FGV). Ela foi a primeira representante do Pará a conquistar o título de Miss Mundo Brasil. A única vez que o Brasil ganhou o concurso foi em 1971, mas tudo indica que a bela Kamilla vai quebrar esse tabu.
Na China desde o último final de semana, Kamilla e as 118 candidatas já visitaram a Grande Muralha da China, a Mongólia Interior e alguns templos budistas. Lá ela fez orações e acendeu incensos para trazer sorte. E parece que suas preces estão sendo atendidas: a Miss Mundo Brasil foi escolhida para representar as Américas. No número de danças típicas, nossa miss vai desfilar e sambar com uma fantasia da escola de samba Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval carioca. O Miss Mundo é hoje o principal concurso de beleza do mundo, com 120 países participantes e uma audiência televisiva estimada em 2 bilhões de pessoas.
Diferenças sobre do Miss Mundo e Miss Universo
Qual seria o concurso de Miss Brasil "oficial"? Reformulemos esta pergunta: existe algum concurso de Miss Brasil que possa ser considerado "o oficial", ou eles são vários, e todos "oficiais"? A verdade é que hoje em dia há uma infinidade de concursos de beleza designados "Miss Brasil", e cada um deles tem o seu valor, e pode sim, ser considerado oficial.
A confusão começou quando um desses concursos resolveu se auto proclamar: "Miss Brasil Oficial", causando confusão na mídia e entre os brasileiros em geral. O dito concurso envia a representante brasileira ao tradicional Miss Universo, uma das mais tradicionais competições de beleza do planeta, e ainda a mais conhecida entre os brasileiros.
Acontece que o Miss Mundo Brasil é tão oficial quanto o pretenso Miss Brasil "Oficial", que, na verdade, deveria se chamar: "Miss Brasil Universo", ou ainda, "Miss Universo Brasil".
O Miss Mundo Brasil escolhe a Miss Brasil, ou a candidata brasileira, ao maior e mais tradicional concurso de beleza da Terra: o Miss Mundo. Em 50 anos o mundo dos concursos de beleza passou por grandes alterações e o Miss Mundo foi o pioneiro em "se auto-repensar", readaptando-se a uma série de necessidades dos novos tempos.
Atualmente, o Miss Mundo conta com uma audiência global de 2 bilhões de telespectadores (contra aproximadamente 600 milhões do Miss Universo), que só perde para eventos como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e a cerimônia de entrega do Oscar, e mais de 110 países participantes (contra uma média de 80 do Miss Universo), o Miss Mundo é também o mais antigo da categoria - considerando-se concursos extra-continentais após a Segunda Guerra Mundial - , tendo sido criado pelo empresário britânico Eric Morley em 1951 (o Miss Universo surgiu no ano seguinte).
Ao longo de sua história, o Miss Mundo é o concurso que revelou estrelas como Claudine Arger, a famosa "Bond Girl" Dominó, do clássico 007 Contra a Chantagem Atômica, Linda Carter, a eterna Mulher Maravilha e namoradinha da América, Halle Berry, primeira negra proclamada Miss EUA e única miss a ganhar um Oscar pela sua performace em "A Última Ceia" (2002), Aishwarya Rai, indiana eleita Miss Mundo 1994 que hoje faz sucesso em Hollywood e é considerada por muitos a mulher mais linda de todos os tempos, Cindy Breakspeare, jamaicana eleita Miss Mundo em 1976 que foi o grande amor e musa inspiradora de Bob Morley, entre tantas e tantas outras.