ATO EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O Rebate foi representado pelo seu editorialista Celso Lungaretti no "Ato em Defesa da Liberdade de Expressão" promovido pela revista Imprensa na capital paulista, com o apoio de diversas entidades patronais da área de comunicações.

 

O motivo foi a não-renovação da concessão da Radio Caracas Television por parte do Governo venezuelano. O presidente da RCTV Marcel Garnier falou à imprensa na ocasião, acusando o presidente Hugo Chávez de usar falsos pretextos para silenciar a emissora:
 
"Ele pressiona os veículos independentes pela via da ameaça ou do corte de publicidade. Funcionários do governo fizeram ofertas para RCTV durante muitos anos, mas nunca aceitamos propina do Estado. O governo venezuelano dispõe de muitos recursos. Quem segue a linha editorial que eles querem é premiado com publicidade oficial, dólares em taxas preferenciais e de muitas outras formas."
 
Na avaliação de Celso Lungaretti, os barões da imprensa estão sempre prontos para reagir contra os abusos oficiais, mas não mostram o mesmo zelo na defesa da qualidade da informação:
 
"É hipócrita preocuparem-se tanto com a liberdade de expressão na Venezuela, mas fecharem os olhos às más práticas jornalísticas adotadas por seus veículos no Brasil, onde, p. ex., o ex-guerrilheiro Carlos Lamarca acaba de ser tratado da forma mais tendenciosa possível pela grande imprensa. E as condições de trabalho nas redações são péssimas, com os jornalistas obrigados a produzir matérias em demasia, tendo de fazer quase todas as entrevistas por e-mail ou telefone e não podendo apurar nada como se deveria." 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS