O Rebate foi representado pelo seu editorialista Celso Lungaretti no "Ato em Defesa da Liberdade de Expressão" promovido pela revista Imprensa na capital paulista, com o apoio de diversas entidades patronais da área de comunicações.
O motivo foi a não-renovação da concessão da Radio Caracas Television por parte do Governo venezuelano. O presidente da RCTV Marcel Garnier falou à imprensa na ocasião, acusando o presidente Hugo Chávez de usar falsos pretextos para silenciar a emissora:
"Ele pressiona os veículos independentes pela via da ameaça ou do corte de publicidade. Funcionários do governo fizeram ofertas para RCTV durante muitos anos, mas nunca aceitamos propina do Estado. O governo venezuelano dispõe de muitos recursos. Quem segue a linha editorial que eles querem é premiado com publicidade oficial, dólares em taxas preferenciais e de muitas outras formas."
Na avaliação de Celso Lungaretti, os barões da imprensa estão sempre prontos para reagir contra os abusos oficiais, mas não mostram o mesmo zelo na defesa da qualidade da informação:
"É hipócrita preocuparem-se tanto com a liberdade de expressão na Venezuela, mas fecharem os olhos às más práticas jornalísticas adotadas por seus veículos no Brasil, onde, p. ex., o ex-guerrilheiro Carlos Lamarca acaba de ser tratado da forma mais tendenciosa possível pela grande imprensa. E as condições de trabalho nas redações são péssimas, com os jornalistas obrigados a produzir matérias em demasia, tendo de fazer quase todas as entrevistas por e-mail ou telefone e não podendo apurar nada como se deveria."