Guardas civis usam teatro no combate à violência contra a mulher

Peça é produzida pelo grupo teatral da Guarda Civil Municipal de Guarulhos; objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha, que garante maior proteção às mulheres vítimas de maus-tratos 

Maria é nordestina, casada e tem dois filhos. O marido é alcoólatra e violento. Por conta disso, Maria é vítima de maus-tratos. Ela tem uma amiga que, inconformada com a situação, passa a ensiná-la a como se defender do marido. Esse é o enredo da peça “Marias”, escrita, dirigida e encenada por oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

A montagem surgiu em um curso de mediação de conflitos, realizado pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universitária Católica de São Paulo (PUC-SP). Nas aulas, os guardas civis discutiram a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

“A Lei Maria da Penha surgiu para aumentar a proteção à mulher vítima de maus-tratos. Esse é justamente o principal foco do espetáculo: levar à população o conhecimento dessa importante lei. Além de mostrar o drama vivido por Maria, a encenação conta com pequenas doses de humor, que servem para ensinar ao público, principalmente o feminino, a como se defender da violência”, afirma o secretário de Segurança Pública de Guarulhos, Jânio Geraldo Vendramini.

O roteiro, figurino, produção e direção da montagem são do guarda civil Mário Cotrim. Além dos atores, a equipe técnica também é formada por oficiais da GCM. O espetáculo estreou em março de 2007, no Dia Internacional da Mulher. Desde então, os “guardas-atores” têm se apresentado em diversas escolas e comunidades de bairro do município.

As entidades ou produtores culturais interessados em agendar apresentações da montagem “Marias” podem fazer contato com os coordenadores do Grupo Teatral da Guarda Civil Municipal de Guarulhos pelo telefone (11) 6409-6275. A próxima apresentação será no dia 24/6 (domingo), às 18h, no Teatro Nelson Rodrigues (Rua Coqueiral, s/n, Lago dos Patos, Vila Galvão, Guarulhos/SP).

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS