O lançamento, que aconteceu no sábado, 18 de julho, se deu durante almoço promovido por advogados que constituíram o grupo Amigos da OAB-SP, que tem como objetivos traçar estratégias de fortalecimento da categoria, definir uma plataforma de trabalho que priorize a valorização da advocacia paulista e, principalmente, para marcar a posição dos filiados à OAB-SP contra a tentativa da atual gestão de promover um terceiro mandato à frente da entidade, que tem a mais cara anuidade da federação.
O ato foi marcado por uma série de declarações de advogados de todas as regiões do estado pedindo o resgate da OAB-SP. Para o ex-presidente da OAB, José Eduardo Loureiro, a entidade, que participou de todas as grandes lutas políticas, de todas as conquistas e da redemocratização desse país na qualidade de comandante das campanhas, hoje não passa de coadjuvante. Para ele, iniciativas como a campanha “Cansei” não é correta. “Cansados estamos nós”, disse, em referência à iniciativa do atual presidente da OAB-SP, Luiz Flávio D’Urso.
Para Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, existe hoje na categoria um desejo de mudança. “A advocacia precisa se colocar acima dos interesses profissionais para lutar por um Brasil melhor. Somos um instrumento para fazer a pátria dos nossos sonhos”, disse, ao se dirigir ao público que lotou o auditório do Novotel Jaraguá, em São Paulo. Mariz disse que “Vamos eleger Rui Fragoso presidente da AOB-SP”.
O ex-presidentre da entidade Mario Sérgio Garcia disse que vai se empenhar por mudança na OAB-SP, que acredita na candidatura Rui Fragoso, e que com ele à frente é possível resgatar a OAB-SP de 30 anos atrás e trabalhar o futuro.
Os representantes do interior do estado destacaram o abandono da classe nos dias de hoje e pediram à chapa de oposição que vai disputar a eleição que cuide da valorização e do resgate do advogado. Em outro momento, representante do ABC lembrou que a OAB-SP precisa ter participação política, mas não com caráter partidário.
As mulheres presentes ao ato lembraram a necessidade da participação feminina na nova OAB-SP. Rui Fragoso encerrou o evento questionando uma série de ações da atual gestão. A insistência do terceiro mandato foi apenas um dos pontos levantados pelo candidato Rui Fragoso. Numa das frases afirmou: “A instituição Ordem dos Advogados do Brasil vai bem, mas o advogado vai mal. Temos que recuperar o prestígio da nossa classe”, finalizou.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.