ESCRAVIDÃO NA AMAZONIA BRASILEIRA ENVERGONHA A NAÇÃO

Câmara quer aumentar de cinco para dez anos de reclusão, mais multa, a pena desse tipo de crime.

BRASÍLIA — A Câmara votou  projeto que aumenta a pena para a prática do trabalho escravo, um dos crimes mais degradantes do Brasil atual. A norma eleva a pena de cinco a dez anos de reclusão, mais multa. Atualmente, a pena para esse crime varia de dois a oito anos de reclusão e multa. O projeto será, ainda,  discutido e votado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.


A Amazônia é o lugar onde há mais casos. Só no Pará o grupo de fiscalização móvel do Ministério do Trabalho e Emprego encontrou ano passado 1.947 pessoas em condições de escravidão. Em todo o País os fiscais libertaram, com a ajuda da Polícia Federal, 5.877 pessoas em condições degradantes — é a maior quantidade de trabalhadores resgatados em 12 anos de criação do grupo. O Mato Grosso do Sul foi o segundo colocado em trabalho escravo, com 1.634 casos. Em 2006, foram 3.414 pessoas libertadas.

De 1995 a 2007 o grupo já libertou 27.645 trabalhadores. Além disso, 27.101 empregados tiveram sua carteira de trabalho assinada sob força da ação fiscal. As ações resultaram ainda no pagamento de mais de R$ 38 milhões em indenizações, num total de 621 ações realizadas e mais de 18 mil autos de infração lavrados. "Tivemos um ano conturbado, mas conseguimos o mínimo de eficiência", ressaltou a secretária nacional de Inspeção do Trabalho, Ruth Vilela.

Novidades do projeto

O projeto em discussão na Câmara traz algumas novidades. Oriundo do Senado, o texto, além de aumentar as penas, torna mais clara a definição de trabalho escravo. A partir de sua aprovação, será considerado trabalho escravo a sujeição do trabalhador por meio de fraude, violência, ameaça ou qualquer tipo de coação.

Outra novidade que o texto traz é a possibilidade do aumento da pena. Por exemplo, a condenação poderá ser aumentada de 1/6 a 1/3 se o autor cometer o crime contra menor, idoso ou gestante, ou se retiver salário e documentos do trabalhador.

A proposta prevê também penas para quem recruta, alicia ou transporta trabalhadores para locais onde eles venham a ser submetidos à condição escrava.

O empregador condenado por trabalho escravo também ficará proibido de receber benefícios ou incentivos fiscais do poder público. Além disso, todos os bens dele e do aliciador ou transportador serão leiloados, e o dinheiro será revertido para os cofres da União, que o destinará, preferencialmente, ao aparelhamento da fiscalização do trabalho. O deputado Vicentino (PT-SP) é favorável à aprovação do projeto, mas propôs ajustes no texto por meio de um substitutivo.

Crédito de imagem: /SciELO

(Envolverde/Agência Amazônia)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS