Vestibular: dicas para o ano de preparação

Para encarar o forte ritmo de estudos durante a preparação para o vestibular, estudantes devem começar a disciplinar sua rotina desde já

Boa parte das universidades mais concorridas do país já divulgou os convocados de 2008 para seus cursos. Quem não entrou em uma faculdade de ponta, mas almeja uma vaga no próximo ano deve começar a preparação desde já. As dicas valem também para aqueles que irão concorrer a uma vaga pela primeira vez. Em um ano tão decisivo, não basta apenas estudar: "é preciso disciplinar uma nova rotina de vida", advertem especialistas de cursos preparatórios.

O vestibular é um concurso, como outro qualquer: são aprovados os mais bem preparados. Esse tipo de preparação é especialidade dos cursinhos, que procuram transmitir ao aluno não só uma capacitação técnica, como também física e psicológica. Segundo o coordenador geral do Anglo Vestibulares, Nicolau Marmo, esses aspectos, aliados à autodisciplina do estudante, geram nele a autoconfiança necessária para fazer uma boa prova.

De acordo com Marmo, a rotina considerada ideal para estudantes de cursinho que vão tirar o ano só para se preparar seria: aulas pela manhã, almoço e estudo das matérias vistas no dia (durante pelo menos 4 horas). Além disso, é importante fazer alguma atividade física e/ou separar um tempo para o lazer (no máximo até às 22 horas). Já em relação ao sono, este precisa ser respeitado de acordo com a necessidade de cada pessoa, "E nos domingos, o estudante deve relaxar ao máximo", adverte o coordenador.

Para os vestibulandos que ainda cursam o Ensino Médio, é recomendável que se dediquem, primeiramente, ao conteúdo exigido no colégio. "Caso o aluno tenha uma boa base, é possível que ele consiga aliar as aulas de cursinho. No contrário, ele pode comprometer seu desempenho", diz Marmo. Uma boa dica é procurar um curso intensivo na véspera dos exames vestibulares. "Dessa forma, o estudante tem a chance de revisar parte da matéria vista no decorrer do Ensino Médio".

O papel dos pais - Outra questão importante é o comportamento dos pais, que nessa situação pode acabar pressionando os filhos. Mas a tarefa da família, de acordo com Marmo, não é tão complicada: "Evitar perguntas e cobranças durante essa fase, ceder um lugar isolado de estudos em casa e, nessas horas, não interromper o filho é a maneira mais recomendável de ajudá-lo", finaliza.

DICAS PARA O VESTIBULANDO

  • - assista às aulas do cursinho com o intuito de aprender e não decorar;
  • - para não acumular dúvidas, freqüente os plantões do cursinho;
  • - reserve no mínimo 4 horas diárias de estudo para revisar a matéria vista no cursinho;
  • - procure equilibrar o sono, dormindo de acordo com sua necessidade;
  • - após o estudo em casa, ocupe-se com atividades que lhe proporcione bem-estar (assista a um filme, converse com os amigos, leia um livro etc.)
  • - pratique regularmente atividades físicas: elas são essenciais para o equilíbrio da mente;
  • - nos finais de semana, estude de acordo com o seu ritmo, mas priorize as atividades de lazer. Aproveite os domingos para relaxar;
  • - a sabedoria está em saber distribuir o seu tempo entre o estudo, o lazer, o esporte e a convivência familiar
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS