NATAL DE DOM CAPPIO

Lá está o bispo, dom Luiz  Flávio Cappio, no sertão da Bahia, decidido em sua greve de fome contra a  transposição do Rio São Francisco.

O rio, que corta o coração do  Brasil, leva o nome do santo padroeiro da ecologia, devido ao seu amor à  natureza, com a qual mantinha relação de alteridade e empatia: Irmão Sol, Irmã  Lua.

O que poucos notam é que o mentor de dom Cappio era, no  século XIII, um crítico radical dos primórdios do capitalismo. O feudalismo  ruía por sua inércia e os burgos, as futuras cidades, despontavam sob as luzes  da redescoberta de Aristóteles e os novos empreendimentos mercantis.   

Bernardone, pai de Francisco, rico proprietário de manufatura de  tecidos, importava da França as tinturas para colorir seu produto. Sua  admiração pela metrópole levou-o a batizar o filho em homenagem à França –  Francesco.

A miséria, até então, campeava na Europa em  decorrência de guerras e da peste. O mercantilismo gerou, pela primeira vez,  relações de trabalho promotoras de exclusão social. Francisco solidarizou- se  com as vítimas da nascente manufatura. Ao despir-se na praça de Assis, todos  entenderam o gesto para além de simples ato de despojamento. As roupas  produzidas pelo pai estavam conspurcadas pela tecnologia que condenava  artesãos à perda de seu ofício e, portanto, à miséria.

Hoje, o  franciscano dom Cappio se posiciona ao lado das vítimas da transposição das  águas do São Francisco. O PT, historicamente, era contrário ao projeto. E  também contra a CPMF. Uma vez governo, mudou, como aliás mudou em tantas  outras coisas. Mudou para não efetivar as mudanças prometidas, como a agrária.  Mudou para se desfigurar como partido dos pobres e da ética. Mudou para ficar  mais parecido com seus adversários políticos.

Em Sobradinho (BA),  na capela consagrada ao santo que dá nome ao rio, o bispo faz seu gesto  solitário, embora alvo, no Brasil e no exterior, de muitos apoios solidários.  Sua primeira greve de fome, por 11 dias, foi em 2005. Dom Cappio recusou  alimentos até que o governo prometesse rediscutir o projeto e promover a  revitalização do rio. Segundo o bispo, o Planalto não honrou o  compromisso.

A obra de transposição está orçada em R$ 5 bilhões.  Cornucópia na qual estão de olho as grandes empreiteiras e o agronegócio. Dom  Cappio desconfia de que a transposição beneficiará, não os pobres da região,  que vivem da pesca e do cultivo familiar, e sim o grande capital.

Quem  já viu governo fazer obra de vulto para beneficiar pobre? Nem sequer o governo  Lula investiu suficientemente no programa de construção de 1 milhão de  cisternas de captação de água da chuva, que poria fim às agruras da seca no  semi-árido. Apenas 25% das cisternas foram construídas, assim mesmo graças ao  apoio da iniciativa privada. Cidades sem suficiente saneamento são  beneficiadas por viadutos para o conforto de quem transita em  carros...

Quem terá acesso à água transposta? A seca ou a cerca?  Não faz sentido esse projeto numa região em que ainda predomina o latifúndio e  cuja população, cerca de 12 milhões pessoas, não tem acesso à propriedade da  terra. No projeto não são incluídas as 34 comunidades indígenas e os 153  quilombolas encontrados em sua área de alcance.

O próprio  organismo que responde pelas bacias hidrográficas, o Comitê da Bacia  Hidrográfica do Rio São Francisco, está contra o projeto, que ignora as  estruturas sociais arcaicas da região – o que significa, na prática,  fortalecê-las.

O que dom Cappio reivindica é simples e  democrático: que o governo debata o projeto com a sociedade, sobretudo com os  ribeirinhos do São Francisco. A obra terá profundo impacto em toda a extensão  territorial do país e, sobretudo, reflexos ambientais e sociais.   

Dom Cappio tem fome de justiça, uma bem-aventuranç a, segundo  Jesus no Sermão da Montanha. Seu Natal é o da manjedoura, lá onde a  família de Maria e José, sem-teto e sem-terra, faz nascer a esperança de que a  população da bacia do São Francisco não venha, em futuro próximo, ser  conhecida também como sem-rio.

Frei Betto é escritor,  autor de "A arte de semear estrelas" (Rocco), entre outros livros. 

Folha - Como esse poder é exercido?

Perkins - As pessoas que ocupam o topo do governo dos EUA são egressas de corporações, até o presidente. Os assassinos econômicos oferecem enormes empréstimos do Banco Mundial e de outras organizações a governos estrangeiros, que em seguida são pagos a nossas próprias empresas, como a Halliburton, para construir projetos de infra-estrutura. Depois, os assassinos econômicos voltam aos países e dizem que, já que não têm dinheiro para pagar suas dívidas, esses governos terão que nos vender petróleo barato, votar conosco na ONU ou enviar tropas para alguma missão dos EUA no mundo.

Folha - Como o sr. entrou nisso?

Perkins - Fui recrutado quando ainda estava na faculdade pela Agência de Segurança Nacional, que me submeteu a uma série de testes e concluiu que eu daria um ótimo assassino econômico. Fui treinado por essa mulher notável que descrevo em detalhes no livro, Claudine, que conhecia minhas fraquezas e era muito inteligente e sedutora. Ela me disse que era um negócio sujo e que no momento em que eu entrasse eu não poderia sair. Mas era jovem e pensei que poderia ser a exceção. Senti culpa nos dez anos em que fui assassino econômico. Foi a culpa que me fez deixar o trabalho.

Folha - Por que o sr. demorou 30 anos para contar essa história?

Perkins - Comecei algumas vezes a escrever este livro e toda vez vinham me ameaçar e me subornar. Numa das vezes recebi US$ 500 mil. Comecei a trabalhar com populações nativas na Amazônia e nos Andes e muito do dinheiro que recebi como suborno foi usado para ajudar essas pessoas. Até que aconteceu o 11 de Setembro, e percebi que tinha que escrever o livro. Os americanos não entendem porque tanta gente no mundo tem medo de nós e nos odeia. Eu tinha que explicar. É importante tentar entender os sentimentos das pessoas no resto do mundo. Isso não quer dizer que eu tenha a pretensão de saber o que se passa nas cabeças dos assassinos ou que eu esteja tentando justificar assassinato em massa.

Folha - Em seu livro a Amazônia ocupa lugar de destaque, como alvo da cobiça dos EUA.

Perkins - Não há dúvida de que os EUA estão em processo de roubar a Amazônia. No Equador e na Colômbia, países que conheço bem, nossas empresas petrolíferas entram e trabalham com grupos missionários para mover populações nativas, instalar equipamentos de prospecção e construir estradas e negociar com gente corrupta do governo para destruir áreas enormes da Amazônia.

Folha - Porque esse sistema não funcionou no Iraque?

Perkins - Tentamos convencer Saddam Hussein a aceitar o mesmo acordo que conseguimos com a Arábia Saudita nos anos 70 [para ter controle sobre seu petróleo]. Ele não aceitou. Mandamos chacais para assassiná-lo, mas eles não conseguiram, porque Saddam tinha uma segurança muito boa e muitos sósias. Como os assassinos econômicos e os chacais fracassaram, tivemos que mandar o Exército [em 1991 e 2003]. Se Saddam tivesse aceitado o mesmo tipo de acordo que fizemos com os sauditas, ele ainda estaria no poder.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS