Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

OIT pede mais ações para apoiar a integação das pessoas com deficiência ao mundo do trabalho.

GENEBRA (Notícias da OIT) – Durante os últimos anos houve importantes avanços na incorporação de pessoas com deficiência ao mundo do trabalho, mas é necessário realizar novos esforços para conseguir romper as barreiras que ainda lhes impedem de contribuir com o crescimento econômico de suas sociedades, diz um novo relatório da OIT.


O relatório divulgado pela OIT, preparado para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, indica que existem cerca de 650 milhões de pessoas com deficiência no mundo, ou seja, uma de cada dez pessoas. Desse total, 470 milhões estão em idade de trabalhar e embora muitos tenham conseguido emprego e integrar-se à sociedade, trata-se de um grupo que enfrenta níveis desproporcionais de pobreza e desemprego.

A publicação, intitulada "O direito ao trabalho decente das pessoas com deficiência" diz que é vital realizar esforços significativos e sustentáveis para promover a inclusão dessas pessoas ao mercado de trabalho, o desenvolvimento rural e os programas de redução da pobreza, bem como para avançar até o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir a pobreza à metade em 2015.

"Existe um vínculo estreiro entre deficiência e pobreza", diz o relatório. Estima-se que 80 por cento das pessoas com deficiência vivem em países em desenvolvimento e que entre eles existam cerca de 426 milhões que vivem abaixo da linha da pobreza e com frequência fazem parte do contingente de 15 a 20 por cento dos mais vulneráveis e marginalizados entre os pobres nestes países (Nota 1).

"O principal objetivo da OIT é o trabalho decente para todos, incluindo as pessoas com deficiência", disse o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho, Juan Somavia. "Quando promovemos os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência estamos empoderando os indivíduos, enriquecendo as sociedades e fortalecendo as economias. Devemos intensificar nossos esforços para acelerar as mudanças".

O Departamento da OIT sobre conhecimentos teóricos e práticos e empregabilidade destacou que "oferecer trabalho decente às pessoas com deficiência tem sentido tanto do ponto de vista social como do econômico", citando estudos do Banco Mundial segundo os quais a exclusão social no local de trabalho custa à economia mundial entre 1,37 e 1,94 bilhão de dólares (Nota 2).

O novo relatório da OIT destaca os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no mundo do trabalho, incluindo que: costumam ter empregos de baixo nível e baixos rendimentos; carecem de representação nos níveis mais altos; enfrentam problemas de acesso ao local de trabalho, transportes e moradia; correm o risco de perder benefícios ao começarem a trabalhar; estão expostos a preconceitos de seus colegas, de empregadores e do público em geral. O estudo também mostra que as pessoas com deficiência que estão no mercado de trabalho sofrem maior desemprego, têm menores rendimentos que as outras pessoas e com frequência estão subempregados.

"Isto não significa no entanto que não tenha ocorrido melhorias", diz o relatório. "O significativo crescimento na legislação antidiscriminatória em nível doméstico nos anos recentes é promissor, apesar que a adoção da lei não implica sua aplicação. O esforço persistente das agência internacionais, em particular da OIT, na promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento no emprego permitiu abrir importantes caminhos para o combate à exclusão social das pessoas com deficiência".

A OIT disse que a nova convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência adotada em dezembro do ano passado fortalece os esforços realizados em nível nacional e internacional para a eliminação da discriminação baseada na deficiência. Os princípios da convenção estão alinhados com as normas relacionadas da OIT, incluindo a Convenção sobre readaptação profissional e o emprego (pessoas inválidas) número 159.

A Convenção 159 foi ratificada por 80 países. Nela se afirma que as organizações de empregadores, de trabalhadores e de deficientes sejam consultadas sobre a aplicação de políticas nacionais relacionadas com a readaptação profissional e emprego de pessoas com deficiência. A necessidade de realizar estas consultas com atores chave também está incluída na Convenção.

Além das medidas contra a discriminação aplicadas pelos governos, é importante levar em conta o papel desempenhado pelas organizações de empregadores e pelos sindicatos na gestão das questões de deficiência no local de trabalho.

O Dia Internacional deste ano permite à OIT insistir na promoção do trabalho decente para as pessoas com deficiência. A Organização Internacional do Trabalho destacou que espera impulsionar uma maior compreensão sobre os assuntos que afetam as pessoas com deficiência no mundo do trabalho e ajudar a gerar novas iniciativas para defender seus direitos trabalhistas.

Veja dados sobre a deficiência no mundo do trabalho em:

www.ilo.org/

Nota 1 – The rigth to decent work of person with disabilities ("O direito ao trabalho decente das pessoas com deficiência), por Arthur O'Reilly, Organização Internacional do Trabalho, Genebra, 2007. Para obter uma cópia em inglês acesse www.ilo.org/publns

Nota 2 – Robert L. Metts (2000) Disability Issues, Trends and Recommendations for the World Bank, World Bank, Washington.
(Envolverde/OIT)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS