Pacto pelas crianças do Semi-árido define compromissos até 2010

Representantes do Fundo das Nações Para a Infância (Unicef), dos governos federal, estaduais, municipais e da sociedade civil encontram-se para discutir a melhoria de vida de crianças e adolescentes do Semi-árido brasileiro. A II Reunião do Comitê Nacional do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente no Semi-árido acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em Fortaleza, e definirá as linhas de ação que serão adotadas. O Pacto foi lançado em 2004 e renovado em junho deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente José Alencar, 11 ministros, os governadores dos Estados do Semi-árido e mais de 60 organizações da sociedade civil e do setor privado.

 


A reunião contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do governador do Ceará, Cid Gomes, da Representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, organizações signatárias do Pacto, além de parlamentares, autoridades estaduais e municipais.

O objetivo do evento é promover ações integradas para garantir os direitos dos 13 milhões de crianças e adolescentes que vivem nos quase 1,5 mil municípios da região, localizados nos nove Estados do Nordeste, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

O Pacto Um mundo para a criança e o adolescente no Semi-árido vem coordenando uma série de ações que têm ajudado a transformar a vida dos meninos e meninas da região. Para se ter uma idéia, a taxa de matrícula na pré-escola de crianças de 4 a 6 anos aumentou de 56% para 63,5%, entre 2004 e 2006.

Da mesma forma, a queda na taxa de mortalidade infantil – 14,4%, entre 2003 e 2005 – representou uma redução maior do que o dobro da média nacional no mesmo período. Isso significa que cerca de 2 mil crianças foram salvas. Além disso, o acesso aos exames de pré-natal nesses municípios passou de 31,4% para 33,6% (2003 a 2005). Assim, mais de 10 mil mulheres passaram a receber acompanhamento adequado durante a gravidez.

Durante a reunião, as organizações participantes estabelecerão um acordo político para dar prioridade aos cinco eixos de ações com o objetivo de melhorar a vida das crianças na região:
· Articulação de políticas, programas e projetos de âmbito federal e estadual para apoiar os municípios no alcance das metas do Pacto;
· Implementação e acompanhamento de Orçamento Público para a infância;
· Troca de experiências bem-sucedidas entre os parceiros do Pacto (governo federal, Estados, municípios, sociedade civil e setor privado);
· Inclusão do Semi-árido na agenda nacional de debate;
· Promoção da educação contextualizada à região.

Além disso, para acompanhar os resultados que deverão ser alcançados até 2010, serão definidos os indicadores que vão monitorar o impacto que essas ações estão tendo na vida da infância e adolescência da região. Esses números indicarão, por exemplo, a redução da pobreza, da mortalidade infantil e da desnutrição, além do aumento das matrículas e da qualidade do ensino básico e do atendimento pré-natal.

Para mais informações, entrar em contato com Alexandre Magno Amorim: (0xx61) 8166-1636 ou Ana Márcia Lima: (0xx85) 9998-0012.

(Envolverde/Unicef)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS