Abaixo o crime premeditado e continuado da Vale/BHP/Samarco

Um ano de servilismo, impunidade e conivência dos podres governantes de turno (os atuais Viscondes de Barbacena e Silvérios dos Reis da semi-colônia Brasil) com o crime premeditado e continuado da Vale-BHP Biliton/Samarco, em Mariana, Minas Gerais.

Genocida e vendilhão governo Temer/Pimentel&Quadrilha, o podre judiciário e o monópolio da imprensa burguesa são cumplices.

No dia 5 de novembro/2016, completou-se um ano do crime premeditado  e continuado da Vale-BHP Billiton/Samarco em Mariana, Minas Gerais, com total impunidade das saqueadoras mineradoras e demonstração de total servilismo e conivência dos podres governantes de turno (os atuais Viscondes de Barbacena da semi-colônia Brasil). Nenhuma punição foi aplicada aos proprietários e aos diretores da Vale-BHP Billiton/Samarco que premeditaram o rompimento da barragem de Fundão e assassinaram 23 pessoas, apenas o indiciamento de 22 componentes das cúpulas dessas empresas por “homicídio com dolo (sic) eventual”.

img_0086

Apesar das propagandeadas milionárias multas emitidas pelo Ministério Público, juízes, Ibama etc, nem um centavo de multa foi pago, desmoralizando mais uma vez esses órgãos do Estado capacho e mostrando o poder de mando e a cobertura que as grandes mineradoras e o capital financeiro que as controla (Bradesco, bancos ianques, ingleses etc)  tem no país. O genocida e vendilhão governo Temer/Pimentel&Quadrilha, financiado e propinado pelas mineradoras, bancos etc, e o podre judiciário que também recebe as propinas das mineradoras e dos bancos, são cúmplices desses crimes de lesa-pátria. O lucro da Vale/BHP-Samarco supera a casa das dezenas de bilhões de reais.

Um ano da avalanche de rejeitos tóxicos de minério de ferro despejados pela Samarco/Vale/BHP Billiton nos leitos e margens dos rio Gualaxo do Norte, rio do Carmo e rio Doce, com o premeditado de rompimento da barragem de Fundão, em Mariana e que soterrou os distritos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Gesteira, outros distritos de Mariana, a cidade de Barra Longa e também atingiu e prejudica até hoje as populações de Barra Longa, Sem Peixe, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Rio Casca, São Domingos da Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Dionísio, Raul Soares, Córrego Novo, Pingo D´Água, Marileia, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Timóteo, Santana do Paraíso, Bugre, Iapu, Coronel Fabriciano, Ipaba, Ipatinga, Belo Oriente, Naque, Periquito, Sobrália, Fernandes Tourinho, Alpercata, Governador Valadares, Tumiritinga, Galileia, Conselheiro Pena, Resplendor, Itueta, Aimorés e as cidades cidades capixadas de Baixo Guandu, Colatina, Linhares, Regência e também a região norte do litoral do Espirito Santo.

Agora, no distrito arrasado de Bento Rodrigues, a Vale/BHP/Samarco faz nova barragem (diques S3 e S4). Os terrenos foram tomados das famílias que lá moravam há várias gerações através da medida de força do oportunista e traidor governo Fernando Pimentel-PT, que à serviço da Vale e da BHP, através do decreto número 500, de 20 de setembro de 2016, declarou a “requisição administrativa de terreno localizado no distrito de Mariana para implantação do dique S4”. Sem pagar um centavo de indenização para os moradores da já devastada Bento Rodrigues, sem obrigar as empresas a cumprirem a promessa de construção de novas moradias e novos distritos e ainda prevendo mais aporte de recurso para as mineradoras assassinas.

res20160915214157550784e

Em todo esse um ano, os rejeitos tóxicos não pararam de ser lançados na bacia do Rio Doce pois os rejeitos de outras minas da Vale também são lançados nas barragens danificadas e transportados pelo danoso sistema de minerodutos. A nova represa de rejeitos em Bento Rodrigues, além das de Germano, Santarém e de Fundão, é para aumentar o saqueio, o roubo e a exploração de minério na região, como era seu plano macabro desde 2009, expresso no manipulado processo de “licenciamento ambiental PA COPAM: 00015/1984/093/2012” de“maximizar a capacidade de armazenamento de rejeitos nas barragens já existentes através da implantação de um empilhamento de rejeito arenoso à jusante da Barragem de Fundão”.

E nos distritos e cidades próximas, de uma forma cínica e  contando com o aparato da polícia e da “defesa civil” do podre aparato de Estado burguês-latifundiário, serviçal do imperialismo, faz a instalação de sirenes nas comunidades, dizendo que é para “alertar em caso de qualquer necessidade”. Ou seja, para alertar para os dramas de prováveis novas avalanches de lama de rejeitos tóxicos causadas pela sua forma predatória e criminosa de exploração e de roubo das riquezas minerais do país.

Tudo com a cumplicidade dos governos de turno, Michel Temer/PMDB e Fernando Pimentel/PT, lambe-botas e vende-pátria.

Nossos sentimentos de revolta pela morte dos operários terceirizados – Claudio Fiuza, 40 anos, –  Sileno Narkievicius de Lima, 47 anos, – Waldemir Aparecido Leandro, de 48 anos, – Marcos Xavier, de 32 anos, – Marcos Aurélio Pereira Moura, de 34 anos, – Samuel Vieira Albino, de 34 anos, – Mateus Márcio Fernades, de 29 anos, – Edinaldo Oliveira de Assis, – Daniel Altamiro de Carvalho, de 53 anos, – Claudemir Santos, de 40 anos, – Pedro Paulino Lopes, de 56 anos, – Vando Maurílio dos Santos, de 37 anos, – Ailton Martins dos Santos, de 55 anos, e de Edmirson José Pessoa, de 48 anos, único operário contratado diretamente pela Samarco/Vale-BHP. Estas malditas empresas não tiveram a honradez de resgatar seu corpo para a família e amigos enlutados fazerem a última homenagem. Seu corpo permanece soterrado sob toneladas de lama.

5

Nossos sentimentos de revolta pelas mortes das crianças – Emanuely Vitória, de 5 anos,  Thiago Damasceno Santos, de 7 anos e da criança do ventre de Priscila Monteiro que sofreu aborto;  dos outros moradores de Bento Rodrigues, Maria Elisa Lucas, de 60 anos, – Maria das Graças Celestino, 64 anos  – Antônio Prisco de Souza, de 73 anos, e de outras três mortes e oito tentativas de suicídio, casos depressão e estresse pós-traumático pela avalanche criminosa de lama tóxica da Samarco/Vale-BHP.

Mais de 6 milhões de pessoas, o povo dos distritos atingidos de Mariana e toda população ao longo dos cerca de 663 quilômetros da bacia do Rio Doce, sofrem diretamente os efeitos do saqueio e destruição e perpetrada pela Vale/BHP/Samarco. As pessoas continuam sem suas moradias, sem água potável ou com dificuldade de sua obtenção, sem os seus meios de sobrevivência; os povos indígenas sem o acesso ao rio, a água potável, toda sua forma de vida, cultura e religiosidade, sem o WATU (o Rio Doce) assassinado pela ganância da Vale/BHP/Samarco; os pescadores, ribeirinhos, moradores das cidades ao longo do rio afetados pela contaminação do rio e do mar.

O judiciário podre e todas instituições burguesas são também cúmplices dos crimes das mineradoras saqueadoras das riquezas do país.  A Samarco (Vale e BHP Billinton, de propriedade do Bradesco e outros parasitas grupos financeiros) chantageia os comerciantes locais, dizendo que vai deixar de operar se tiver que reparar a destruição, tentando com isso colocar povo, contra povo colocar-se como vítima e continuar saqueando a região e destruindo progressivamente a vida das pessoas e o meio ambiente, tudo para embolsar mais e mais superlucros.

A revolta do Povo soterrado de Bento Rodrigues, que tiveram seus entes queridos mortos, feridos, suas casas, comércios, escolas, igrejas, praças e plantações destruídas e que agora tem seus terrenos roubados pela Vale-BHP/Samarco; a revolta das famílias dos 13 operários terceirizados mortos e a do operário Edmirson José Pessoa, até hoje desaparecido soterrado pela lama, a revolta dos Povos Indígenas, particularmente o Povo Krenak, que sofrem a morte do Watu e toda tragédia que significa a falta de água, de alimentos, de meios de desenvolver a agricultura e a pecuária e da sua religiosidade, a revolta dos pescadores, ribeirinhos, pequenos comerciantes e todos afetados pelo crime de lesa-pátria das saqueadoras mineradoras transnacionais, É A NOSSA REVOLTA!!!

img_0185

O BRASIL PRECISA DE UMA GRANDE REVOLUÇÃO! É preciso parar a expoliação, a sangria de ricos minerais e de matérias primas do país. É preciso acabar com a exploração e a opressão sobre o nosso povo e os povos de todo o mundo! O BRASIL PRECISA DE INDUSTRIALIZAÇÃO, DE NOVA DEMOCRACIA, SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA NACIONAL!

O brado lançado pelos bravos Tiradentes e Conjurados de Vila Rica está mais atual e necessário do que nunca:

“LIBERTAS QUAE SERA TAMEN!!!”

LIBERDADE AINDA QUE TARDIA!

veja mais em: http://www.ligaoperaria.org.br/1/?p=9342

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS